TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de operações e logística

Resenha: Gestão de operações e logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  Resenha  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

UAB - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANA PAULA LOURENÇA DA SILVA

RESENHA DE

Gestão de Operações e Logística II

Pontes e Lacerda- 2015

ANA PAULA LOURENÇA DA SILVA

TRABALHO DE

Gestão de Operações e Logística II

Trabalho apresentado à disciplina Gestão de Operações e Logística II do curso de Bacharelado em Administração Pública.

Semestre: 6°

Professor (a): Camyla Piran

Pontes e Lacerda

2015

A QUALIDADE DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE: UMA AVALIAÇÃO DAS ZONAS DE TOLERÂNCIA DOS USUÁRIOS

Este texto propõe fazer uma interpretação crítica do artigo A qualidade de serviços públicos de saúde: uma avaliação das zonas de tolerância dos usuários (2011) escrito por Luciano Zamberlan, Douglas Rafael Marques, Felipe Rigon Dorneles, Ariosto Sparemberger e Pedro Luis Buttenbender. Neste artigo os elaboradores abordam uma idéia crítica sobre a qualidade dos serviços públicos nos postos de saúde e fazem uma pesquisa no município de Santa Rosa-RS, no intuito de investigar a qualidade e a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, os autores procuram fazer uma introdução reflexiva, na qual apontam num primeiro momento, ideias teóricas de renomados autores que fazem críticas aos assuntos voltados a essa pesquisa, sendo a qualidade e a satisfação da sociedade em relação à prestação de serviços ao usuário, em especial os serviços públicos de saúde.

Num primeiro momento os autores começam enfatizando sobre a prestação de serviços e a qualidade desses serviços prestados. Eles afirmam que, cada vez mais a economia global vem se atentando para as melhorias mercadológicas em relação aos usuários. Pois esses consumidores estão se tornando mais exigentes em relação ao atendimento e a qualidade dos serviços/produtos que adquirem para consumo. Assim, essa exigência influencia no investimento de qualidade no mercado. O foco principal da pesquisa dos autores procurou observar as questões da saúde publica, e sendo assim, eles consideram que assim como no mercado econômico os serviços devem ser prestados com qualidade aos seus consumidores, na área da saúde pública não pode ser diferente. Eles defendem a idéia de que é necessário que os serviços de saúde sejam prestados com eficiência e eficácia. O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das instituições públicas que atendem a maior demanda da população brasileira. Esse atendimento é realizado em hospitais públicos e em maior parte nos postos de saúde. Os autores afirmam que assuntos relacionados à família como segurança pública, saúde e educação são os mais comentados na sociedade. Sendo assim dentre esses, a saúde sempre aparece em destaque. Os escritores apontam segundo as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) feita em 2003 aponta que 79% da população brasileira utilizam dos serviços públicos de saúde.

No segundo ponto, os autores fazem apontamentos a vários outros autores que defendem suas idéias em relação à qualidade de serviços, em especial sobre a saúde. Dentre os vários citados tomaremos como referência dois autores que apontam suas críticas sobre o assunto em pauta. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com