TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos humanos

Projeto de pesquisa: Gestão de recursos humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.876 Palavras (12 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 12

LIDERANÇA

Mariza Sousa da Costa

Professora Tutora: Carla Aurélio

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Gestão de Recursos Humanos (RH 0031) – Prática do Módulo I

28/11/2012

RESUMO

Líder é o condutor, aquele que comanda. Para ser líder é necessário possuir uma visão global das necessidades da empresa, ter uma boa relação entre as pessoas e o seu ambiente de trabalho. Deve saber ensinar, tem que estar disposto a aprender, sendo este talvez o item de maior importância. A principal função de um líder ou gestor é a de dirigir pessoas, influenciando-as de maneira positiva, motivando-as de maneira ética e profissional, de forma que alcancem os objetivos propostos da organização.

Palavras-chave: Líder, Pessoas.

1 INTRODUÇÃO

Dentre vários relatos, pode-se destacar um, como sendo a possível origem da liderança, consta que surgiu na região da Mesopotâmia, onde provavelmente teve início a História, por volta de 4.000 a.C. em uma região muita rica, localizada, na Ásia Menor, com planícies férteis banhadas pelos rios Tigre e Eufrates, os quais deságuam no golfo Pérsico. Atualmente corresponde em grande parte à Republica do Iraque. Surgiram então os primeiros vestígios da liderança, através da necessidade de se viver em sociedade, formaram-se líderes que transformaram com conhecimentos e habilidades necessárias o meio físico, para que as evoluções acontecessem, desencadeando assim as mudanças e acelerando o progresso.

Liderar não é uma tarefa simples, sem dúvida, pois exige paciência, disciplina, humildade, compromisso e principalmente respeito, pois a organização é formada por colaboradores dos mais diferentes tipos.

Para se exercer a função de líder deve-se considerar três importantes aspectos: a liderança envolve outras pessoas, onde houver mais de uma pessoa há a necessidade de um líder; a liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre líderes e demais membros do grupo; a liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar os vários modos de seus seguidores.

De acordo com diversos conceitos sobre liderança, devemos destacar um aspecto muito importante, que consiste no principal desafio das atuais organizações, sendo a diferenciação entre líder e chefe, que pode ser definido como uma pessoa encarregada de uma determinada tarefa dentro da organização designada para comandar um grupo de pessoas, com autoridade de mandar e exigir obediência.

O principal desafio para os gestores atuais está em manter um equilíbrio no exercício da liderança, sua habilidade em motivar e influenciar um grupo de pessoas, transformando-os em uma equipe que atinge os resultados propostos.

Para um indivíduo ser considerado um bom líder, mesmo não estando presente, deve ser capaz de ser percebido como se estivesse, sempre ser lembrado pela inovação, capacidade de persuasão, argumentação, carisma e espírito de liderança. O líder é o termômetro do grupo, indicando o estado atual, condições físicas, morais e espirituais dos seus comandados.

2 CONCEITOS DE LIDERANÇA

Cada pessoa possui seu próprio conceito de liderança e sabe que cada situação exige um tipo de líder. Pais, religiosos e empresários podem em um determinado momento exercer algum tipo de liderança, sempre que desejarem encaminhar uma pessoa à um objetivo específico, influenciando-a a tomar determinadas atitudes.

Segundo Chiavenato, em a Teoria das Relações Humanas constatou a influência da liderança sobre o comportamento das pessoas, e dividiu-as em três principais teorias:

- Traços da personalidade: segundo esta teoria o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para a função.

- Estilos de liderança: esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.

- Situações de liderança (teoria Contingencial): nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com cada situação e para cada um dos membros da sua equipe.

3 ESTILOS DE LIDERANÇA

- Liderança autocrática: Este tipo de liderança é também chamado de liderança autoritária ou diretiva, aonde o líder é focado apenas nas tarefas. O líder determina as providencias e as técnicas para a execução das tarefas, não levando em conta idéias e opiniões dos liderados. O líder é dominador e pessoal nas críticas.

- Liderança democrática: Também chamada de liderança participativa ou consultiva, é voltada para as pessoas e os liderados participam das decisões em conjunto. O líder estimula as diretrizes, deixando a divisão das tarefas a critério do próprio grupo. O líder torna-se um membro do grupo, sendo objetivo, limitando-se aos fatos nas críticas.

- Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é uma expressão francesa, laissez faire, laissez aller, laisses passer, que significa literalmente “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”. Neste tipo de liderança, as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, praticamente não necessitam de supervisão constante. Por outro lado, pode ser considerada uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

- Liderança paternalista: Pode ser considerada como atrofia da liderança, pois líder e liderados tem relações interpessoais semelhantes às de pais e filhos. Pode ser boa e confortável para os liderados, pois busca evitar conflitos, porém não é um modelo adequado profissionalmente. Já que o equilíbrio deve sempre predominar e os resultados a serem atingidos são mais importantes do que o indivíduo em si.

Surgiram ainda, novos conceitos de abordagem da liderança, outros estilos de líderes, tais como: o líder carismático, o líder executivo, o líder coercitivo, o líder distributivo, o líder educativo, o líder inspirador, o líder adaptador, o líder inspirador, o líder adaptador, o líder autentico, o líder narcisista, o líder determinado, o líder tribal, entre outros.

Com a globalização surgiu a competição e a necessidade de apresentar padrões cada vez mais elevados de qualidade. Essa transformação no cenário econômico mundial ocorreu de forma tão acelerada, que o conceito de liderança até então conhecida não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com