TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos humanos

Projeto de pesquisa: Gestão de recursos humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRARIAS – CCHSA

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS – DCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Comportamento e Desenvolvimento Humano.

Professor: Lucinaldo

Alunas: Patrícia Simplício da Silva

Vanderleia de Araujo Xavier Gomes

Projeto de Organização do Trabalho

Bananeiras, 18/06/2014

1. Introdução

Projeto do trabalho é definido como os elementos do gerenciamento de recursos humanos, que são tradicionalmente vistos como estando diretamente dentro da esfera da administração da produção. Também define a forma pela qual as pessoas agem em relação a seu trabalho, posiciona suas expectativas de o que lhes é requerido e influencia suas percepções de como contribuem para a organização.

2. Conceituação teórica

Os recursos humanos são de grande importância dentro de uma organização, especialmente nas funções operacionais. Os gerentes de produção são os mais envolvidos na liderança, desenvolvimento e organização dos recursos humanos. O projeto do trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relação a seu trabalho. Posiciona suas expectativas de o que lhes é requerido e influencia suas percepções de como contribuem para a organização. Posiciona suas atividades em relação a seus colegas de trabalho e canaliza os fluxos de comunicação entre diferentes partes da operação. De maior importância, porém, auxilia a desenvolver a cultura da organização – seus valores, crenças e pressupostos compartilhados. É por essa razão que o projeto de trabalho é visto por alguns como o aspecto central do projeto de qualquer processo de transformação.

O projeto do trabalho não é uma decisão simples. É composto por vários elementos separados, embora relacionados, que, quando tomados em conjunto, definem o trabalho das pessoas na produção. A figura abaixo ilustra alguns dos elementos do projeto do trabalho.

O trabalho pode ser projetado adotando uma das várias opções em qualquer das oito áreas da figura acima. Há muitas alternativas de projeto para qualquer trabalho. Por essa razão, uma compreensão de o que o projeto do trabalho deve atingir é particularmente importante. Os cinco objetivos do desempenho fornecem-nos um guia de o que é relevante nas decisões de projeto do trabalho.

1. Qualidade

A habilidade do pessoal em produzir produtos e serviços de alta qualidade pode ser afetada pelo projeto do trabalho. Isso inclui evitar erros a curto prazo, mas também inclui projetar trabalhos que incentivem o pessoal a melhorar o trabalho em si, de forma a tornar os erros menos prováveis.

1. Rapidez

Algumas vezes, a velocidade de resposta é o objetivo dominante a ser atingido no projeto do trabalho. Por exemplo, a forma pela qual o trabalho do pessoal de serviços de atendimento de emergência é organizado será importante na determinação de sua capacidade de responder prontamente a emergências e talvez salvar vidas.

2. Confiabilidade

A confiabilidade do fornecimento de bens e serviços é usualmente influenciada pelo projeto do trabalho. Um exemplo é o arranjo do trabalho dos serviços postais, a polivalência, o uso acurado do equipamento de seleção automática de correspondência, através de um bom projeto da interface pessoal/máquina, podem ajudar a confiabilidade de entrega de cartas e encomendas.

3. Flexibilidade

O projeto do trabalho pode afetar a habilidade da produção para modificar a natureza de suas atividades. A flexibilidade de novos produtos ou serviços, a flexibilidade de volume e a flexibilidade de entrega são todas dependentes em alguma extensão do projeto do trabalho.

4. Custo

Todos os elementos do projeto do trabalho descritos acima terão um efeito sobre a produtividade e, portanto, sobre o custo do trabalho. Produtividade, neste contexto, significa a relação entre saídas e entradas do trabalho: por exemplo, o número de produtos feitos por trabalhador.

Além disso, o projeto do trabalho influenciará dois outros objetivos particularmente importantes.

5. Saúde e Segurança

O que quer que seja que o projeto do trabalho alcance, não pode pôr em perigo o bem-estar das pessoas que fazem o trabalho, de outras pessoas da operação, dos consumidores, que podem estar presentes na operação, ou daqueles que usam algum produto feito pela operação.

6. Qualidade de Vida no Trabalho

O projeto de qualquer trabalho deve levar em conta seus efeitos sobre a segurança, o interesse intrínseco, a variedade, as oportunidades para desenvolvimento, o nível de estresse e o comportamento das pessoas que desempenham o trabalho.

Há diversas abordagens que podem ser dadas ao projeto do trabalho. Ao longo dos anos, diferentes abordagens têm sido particularmente influentes em diferentes momentos. Nenhuma dessas abordagens é mutuamente exclusiva em si, mas elas representam diferentes filosofias ou, pelo menos, enfatizam diferentes aspectos do projeto do trabalho. Cronologicamente, as abordagens são mostradas na figura abaixo. Deve ser destacado, todavia, que a influência de todas elas ainda é evidente na forma como o trabalho é hoje projetado. Cada uma acrescentou nova “camada” ou perspectiva na atividade do projeto do trabalho.

A divisão de trabalho torna-se uma questão no projeto do trabalho logo que a operação atinja porte grande o bastante para necessitar o emprego de mais do que uma pessoa, o que faz surgir a possibilidade de especialização.

A idéia denominada divisão do trabalho consiste em dividir o total de tarefas em pequenas partes, cada uma das quais é desempenhada por uma só pessoa. É uma idéia que se tornou evidente no projeto do trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com