TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos humanos

Seminário: Gestão de recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Seminário  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

Gestão de recursos humanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Ambox rewrite.svg

Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Administração.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para reciclagem desde novembro de 2009.

Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2013)

Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH'. é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

A área de recursos humanos também lida com estratégias de recursos humanos, relações sindicais, relações de trabalho e técnicas afetas a função tais como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneraçao.1 Os temas mais diretamente derivados da Psicologia e Sociologia dizem respeito a expectativas e atitudes em relação ao trabalho, motivação, participação, liderança, comunicação, conflito, poder, influência, qualificação, produtividade.Temas mais atuais consideram o estudo do poder e cultura organizacional, novas formas de organização do trabalho, qualidade de vida no trabalho, práticas de envolvimento dos trabalhadores, comprometimento dos níveis gerenciais, ligação entre a estratégia empresarial e de recursos humanos

Considera-se que até então o modelo de gestão de recursos humanos mais praticado é aquele que tem ampla influência da Administração Científica de Taylor e da Escola das Relações Humanas, que buscou basicamente adaptar as pessoas ao sistema de trabalho ao sistema de trabalho taylorista. É mais caracterizado por um modelo de "Controle", baseado numa relação de trabalho de baixa confiança. Este tem sido o modelo dominante, a despeito dos desenvolvimentos teóricos da escola humanista, sociotécnica, e de desenvolvimento organizacional que enfatizam o enriquecimento de cargos e o desenvolvimento do potencial humano. 2

É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.

O objetivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Índice [esconder]

1 Sistema de gestão de pessoas

2 Gestão de pessoas

3 Gestão por competências 3.1 Subsistemas da gestão por competências 3.1.1 Mapeamento e mensuração por competências

3.1.2 Seleção por competências

3.1.3 Avaliação por competências

3.1.4 Plano de desenvolvimento por competências

4 Serviços mais usuais em recursos humanos 4.1 Assessment

4.2 Headhunting

4.3 Interim management

4.4 Outplacement

4.5 Outsourcing

4.6 Recrutamento e seleção

5 Modelos de gestão de pessoas de sucesso

6 Gestão por competências

7 Desenvolvimento de liderança

8 Papel estratégico do novo líder

9 Referências 9.1 Bibliográficas

10 Ver também

11 Ligações externas

Sistema de gestão de pessoas[editar código-fonte]

A gestão de pessoas se divide em:

provisão de recursos humanos;

aplicação de recursos humanos;

recompensar pessoas;

manutenção de recursos humanos;

desenvolvimento de recursos humanos;

monitoração de recursos humanos.

Processo de provisão consiste em abastecer a empresa com mão de obra qualificada. Refere-se ao recrutamento e seleção de pessoal.

Planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e talentos humanos necessários para a realização a ação organizacional futura. O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para o alcance dos objetivos da organização, incentivando o alcance dos objetivos individuais de cada pessoa.

Gestão de pessoas[editar código-fonte]

Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos. Neste âmbito, as habilidades humanas assumem importância capital para qualquer gestor. O principal modelo de gestão de pessoas atualmente é a Gestão por Competências.

Gestão por competências[editar código-fonte]

A gestão por competências tem o objetivo de fornecer à área de recursos humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com