TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos humanos

Projeto de pesquisa: Gestão de recursos humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O gerenciamento de produção é freqüentemente apresentado como um assunto cujo foco principal está em tecnologia, sistemas, procedimentos e instalações, ou seja, em partes não humanas da organização. Ao contrário do que se apresenta, a forma como os recursos humanos são gerenciados tem um impacto profundo sobre a eficácia de suas funções operacionais. Projeto do trabalho é usualmente definido como os elementos do gerenciamento de recursos humanos, que são tradicionalmente vistos como estando diretamente dentro da esfera da administração da produção. Estas são as atividades que influenciam o relacionamento entre pessoas, a tecnologia que elas usam e os métodos de trabalho empregados pela produção.

2. Projeto de Trabalho

Os recursos humanos são de grande importância dentro de uma organização, especialmente nas funções operacionais. Os gerentes de produção são os mais envolvidos na liderança, desenvolvimento e organização dos recursos humanos. O projeto do trabalho define a forma pela qual as pessoas agem em relação a seu trabalho. Posiciona suas expectativas de o que lhes é requerido e influencia suas percepções de como contribuem para a organização. Posiciona suas atividades em relação a seus colegas de trabalho e canaliza os fluxos de comunicação entre diferentes partes da operação. De maior importância, porém, auxilia a desenvolver a cultura da organização – seus valores, crenças e pressupostos compartilhados. É por essa razão que o projeto de trabalho é visto por alguns como o aspecto central do projeto de qualquer processo de transformação.

3. Elementos do Projeto de Trabalho

O projeto do trabalho não é uma decisão simples. É composto por vários elementos separados, embora relacionados, que, quando tomados em conjunto, definem o trabalho das pessoas na produção. A figura abaixo ilustra alguns dos elementos do projeto do trabalho.

4.Objetivos do Projeto do Trabalho

O trabalho pode ser projetado adotando uma das várias opções em qualquer das oito áreas da figura acima. Há muitas alternativas de projeto para qualquer trabalho. Por essa razão, uma compreensão de o que o projeto do trabalho deve atingir é particularmente importante. Os cinco objetivos do desempenho fornecem-nos um guia de o que é relevante nas decisões de projeto do trabalho*.

1. Qualidade

A habilidade do pessoal em produzir produtos e serviços de alta qualidade pode ser afetada pelo projeto do trabalho. Isso inclui evitar erros a curto prazo, mas também inclui projetar trabalhos que incentivem o pessoal a melhorar o trabalho em si, de forma a tornar os erros menos prováveis.

2. Rapidez

Algumas vezes, a velocidade de resposta é o objetivo dominante a ser atingido no projeto do trabalho. Por exemplo, a forma pela qual o trabalho do pessoal de serviços de atendimento de emergência é organizado será importante na determinação de sua capacidade de responder prontamente a emergências e talvez salvar vidas.

3. Confiabilidade

A confiabilidade do fornecimento de bens e serviços é usualmente influenciada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com