TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em Saúde Pública

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Políticas Públicas

Nome do Tutor: Paula Maria Pimentel da Silveira Xavier

Polo: Macaé

Aluno: Flávia Sumar Lessa

Atividades AD2 -

Profª. Soraia Marcelino Vieira Atividade I

  1. Como ocorre o processo de formação de agenda de políticas públicas?

A agenda de políticas públicas é o resultado de um processo competitivo onde se extrai os principais temas que no contesto merecem a atenção do governo para ser tratados. Estes temas são evidenciados de formas distintas como: o reconhecimento da existência de um problema, por algo ocorrido; na proposta de políticas para resolver determinado problema de interesse de um grupo determinado e o fluxo da própria política. Esses temas são demandas da sociedade, demandas novas que surgiram de visões políticas novas ou problemas novos, demandas recorrentes que já existem e não foram resolvidas ou foram mal resolvidas e demandas reprimidas aquelas que se arrastam por muito tempo sem conseguir ser resolvida.

Os atores políticos, que podem ser: atores governamentais (que são os que estão nos representando no governo), atores não governamentais ( aqueles que representam os grupos de pressão e instituições) são quem percebem essas demandas da sociedade e  lutam para que elas sejam inseridas na agenda política. Seja por interesses próprios ou por interesses de determinados grupos esses temas são propostos por eles e inseridos em uma lista que o governo tem que priorizar as demandas mais importantes para solucionar.  

A implantação de uma política pública, na maioria das vezes, demora uma quantidade de tempo significativa, e isso atrapalha, pois os dirigentes das agências nem sempre conseguem ir ao final para chegar á implantação, por esses cargos serem preenchidos por critérios políticos, muita das vezes quando se muda o critério, muda o dirigente da agência. E como a prioridade das políticas públicas dependem da visão e interesse dos dirigentes, quando se muda o dirigente, pode-se mudar o andamento das políticas públicas ou até mesmo as prioridades das agências. Os dirigentes das agências são de grande importância nas implantações das políticas públicas.

  1. Discorra sobre os modelos de análises no processo de decisão política?

Modelo de política racional define seus objetivos, verifica todas as opções de resoluções, todas os lados bons e ruins. Avalia o que, naquele determinado momento é mais favorável a ele e escolhe.

Modelo Organizacional os atores envolvidos são de diversas organizações que dividem o poder apesar de cada uma interpretar os problemas de uma forma diferenciada e priorizar os seus interesses. As soluções sempre serão padronizadas conforme as rotinas das organizações.

Modelo de política burocrática onde se identifica os atores envolvidos, se busca conhecer o que eles tem e como podem usar essa política para se buscar vantagens  ao final com isso. Nesse modelo quanto mais se conhece o ator, mais sabe o que ele está buscando com determinado tema.

3) A avaliação é uma etapa importante no processo de uma política pública, analise em que consiste, em que etapa deve ser aplicada e discorra sobre seu papel?

A avaliação é um instrumento muito importante para implantação de qualquer política pública, consiste em conhecer verdadeiramente o tema proposto, para se buscar a perfeição da sua resolução. É a forma de se conhecer o problema ou tema proposto.

A avaliação pode ser aplicada em qualquer momento do processo, já que ela pode ser usada para implantar ou analisar algum processo. Nessa etapa o objetivo é verificar se essa política funciona, se pode melhorar, o porquê dela está dessa forma? È o modo de conhecer essa política e tirar o melhor dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com