TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão empresarial

Por:   •  16/6/2015  •  Artigo  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INSTITUTO DE FOLOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

SECRETARIADO EXECUTIVO

PROF. CAROLINE DE FÁTIMA MATIELLO VAZ

        

        DAMIANE DOS SANTOS PIRES1

Formação e Desenvolvimento de Equipes

        

Ao longo da história, as equipes têm sido um componente chave da realidade organizacional, isso porque, as empresas estão exigindo cada vez mais de conhecimentos diferenciados para alcançar resultados satisfatórios, o que leva a formação de equipes que se completam.

Diante de uma era de informatização, conhecimento, de mudanças cada vez mais corriqueiras e da globalização, se orna fundamental que dentro das organizações, tais mudanças entre as relações pessoais e o desenvolvimento dos colaboradores sejam atendidas de forma criativa e imediata. O principio de uma equipe é que seja formada por grupos que confiem uns nos outros, estejam comprometidos com o planejamento, todos com o mesmo objetivo, tendo claro e definido o propósito de seu trabalho.

Para a formação de uma boa equipe, a organização deve garantir a produtividade e satisfação dos funcionários e mediar a integração dos indivíduos que compõem a força de trabalho da organização para melhor obtenção de resultados. Dar oportunidade para cada funcionário causar efeito positivo no coletivo. Facilitar a cada participante  o autoconhecimento de suas características individuais visando o bom relacionamento em conjunto. Melhorar a qualidade de vida dos funcionários, analisando as condições atuais de trabalho e fazendo levantamento de propostas de melhorias. Envolver a direção, os trabalhadores, os acionistas e fornecedores em um projeto construtivo.

O desenvolvimento de equipe pode ser visto de duas formas específicas segundo as necessidades da organização:

Desenvolvimento intraequipes: trata as relações individuais cooperativas dos indivíduos de uma mesma área, objetivando resolver ou melhorar as relações internas de determinada área.

Desenvolvimento interequipes: trata as relações individuais e cooperativas dos indivíduos de diferentes departamentos da empresa, que de algum modo tem relação profissional entre si.

        Tipos de Equipes        

As equipes podem realizar muitas atividades, como fazer produtos, prestação de serviços, negociar acordos, coordenar projetos ou tomar decisões. Os quatro tipos mais comuns de equipe:

Equipes de soluções de problemas: normalmente são de cinco a doze  funcionários horistas, do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir melhorias na qualidade, eficiência e no ambiente de trabalho. São oferecidas sugestões sobre os pontos que podem se melhorados, mas essas equipes não têm muita autoridade para implementar essas sugestões.

Equipes de trabalho autogerenciadas: formado de dez a quinze funcionários, que compartilham as tarefas, apresentam atitudes individuais que repercutem positivamente na equipe e assumem muitas responsabilidades que antes eram dos seus antigos superiores, como planejamento, cronograma de trabalho, delegação de tarefas e avaliação de desempenho uns dos outros. Porém algumas organizações ficaram desapontadas com esse modelo de equipe, porque ela não funciona muito bem quando há processos de eliminação de burocracia desnecessária e também porque há altos índices de falta e pedidos de demissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com