TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão pública

Exames: Gestão pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Av. Fernando Osório, 2209 – CEP 96055-005

Pelotas – RS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SUMÁRIO

Introdução 3

Capítulo I 3

Definição de Comportamento Organizacional 3

Sistema abertos e fechados de CO 4

Capítulo II 4

Conceito de Inovação 4

Pesquisa sobre conceito de Inovação 5

Inovação Tecnológica 6

Capítulo III 6

Trabalho em equipe 6

A liderança no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudança 7

Capítulo IV 7

Definição de Percepção 7

Definição de Comunicação 8

Comunicação e Percepção na arte de Administrar 8

Conceito de Eficiência e Eficácia 8

Conclusão 9

Referências Bibliográficas 10

INTRODUÇÃO

O Comportamento Organizacional trata de uma área da Administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. Através dele, podemos destacar diversas características como a importância do mundo moderno, o conceito de CO, escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado, sempre com eficiência e eficácia, tendo como objetivo os propósitos a serem alcançados, identificando as características, estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.

CAPÍTULO I

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O conceito de Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano e de seus impactos no ambiente de uma empresa, visando trazer maior entendimento sobre as questões da empresa promovendo o engajamento e harmonia entre os colaboradores.

Seu maior foco é a melhoria do comportamento do indivíduo como colaborador ou em sua vida pessoal e melhorar também a visão da empresa ajustando assim o seu foco e aumentando sua produtividade, lucratividade, seu relacionamento interpessoal, a cidadania organizacional e tentando com isso diminuir a rotatividade dentro de uma organização a fim de um único propósito.

Fazendo um comparativo entre dois autores, temos as seguintes definições:

A definição de CO no livro Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva – 2ª Edição, Wagner & Hollenbeck, Editora Saraiva, diz ser um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Subjacentes a esta definição de CO, encontram-se três considerações importantes:

1. O comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, ou seja, de ações externas como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.

2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.

3. O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa.

Já o livro “FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL”, do autor Andrew J. Dubrin, editora Thomson nos define que Comportamento Organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento, e complementa que comportamento organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Diante destas definições, chegamos à conclusão que ambos usam linguagens diferentes, porém a mesma linha de definição em relação ao comportamento organizacional.

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Os sistemas abertos possuem interação direta com o ambiente onde se encontra, ou seja, com o ambiente externo. A empresa para ser vista como um sistema aberto implica em realizar ações transparentes, límpidas e cristalinas dos seus negócios, propiciando muitos facilitadores na condução cotidiana, na manutenção e crescimento da empresa.

Os sistemas fechados apenas sofrem interações de seu ambiente interno, não existem permutas da empresa com o meio ambiente externo.

Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de Comportamento Organizacional

Sistemas de Comportamento Organizacional Sistema Aberto Sistema Fechado Autor / Fonte de Pesquisa

Possui fluxo de entrada e de saída, de importação e exportação com o ambiente. Não possui entrada nem saída, são aqueles considerados isolados. Ludwig Bertalanffy – Teoria dos Sistemas, editora Vozes, 2008.

Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Fritjot Capra – O Ponto de Mutação, editora Cultrix, 2006.

CAPITULO II

CONCEITO DE INOVAÇÃO

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, e sucesso para as empresas significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Para efeitos de estudos ou análises no ambiente empresarial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com