TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestçao De Conheciento

Projeto de pesquisa: Gestçao De Conheciento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.009 Palavras (21 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo: Escola Nova Pedagogia

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Cuiabá-MT,

13 de Junho de 2012.

• INTRODUÇÃO

A Gestão de Conhecimento (GC) é uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento de uma organização sendo ela pública ou privada, qualquer que seja o seu setor de atividade. Ela contribui para transformar as experiências individuais e coletivas em informações estratégicas da organização, onde é representada por um conjunto de interdependentes de práticas organizacional destinadas a promover a criação, o compartilhamento e o uso efetivo de saberes individuais e coletivos de pessoas que trabalham em uma comunidade praticada de forma consciente e ou informal.

Nas últimas décadas, as organizações brasileiras tanto privadas como as públicas, de forma crescente passaram a se conscientizar da importância da revisão de seus modelos de gestão, no caso das privadas: a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado; no caso das públicas: tal motivação era sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviço de interesse da sociedade.

• CAPÍTULO 1

1.1 Definições - Gestão de Conhecimento

A Gestão de Conhecimento (GC) é onde leva as organizações a se ter uma maior segurança a sua eficiência, onde tomar decisões acertadas com relação a melhores estratégias a serem adotadas em relação aos seus clientes e concorrentes, canais de distribuição e ações de vida as fontes de informações. Saber administrar dados e saber gerenciar é onde faz você vencer os desafios da gestão de conhecimento, logicamente tendo também alguns outros desafios a vencer, como: influenciar o comportamento no trabalho, onde é considerado um dos maiores desafios, com o objetivo de reproduzir o exemplo que se chegue a solução corporativa.

1.2 Conceito de Gestão de Conhecimento

A Gestão do Conhecimento, segundo a visão de vários autores, é um processo organizacional focado em resultados. Sua finalidade é agregar valor aos produtos e serviços, portanto, sua atuação, através de funções (subprocessos), se dá em beneficio dos clientes: a identificação e a criação, a organização, a disseminação, a avaliação e a mensurarão, a retenção e a proteção do conhecimento, além da aplicação do conhecimento no âmbito dos seus processos, abrangendo toda a sua cadeia de valor (STORCH, 2008).

Costa Neto (2007) afirma que a competência, que se manifesta no processo de tomada de decisão, em maior ou menor grau, tem sua base no conhecimento, mas também resulta de um processo que envolve, entre outros agentes, formação, treinamento e experiência. Para este autor um processo de Gestão do Conhecimento é dividido em 4 fases.

Na sequência, são detalhadas essas fases.

Aquisição: O conhecimento adquirido não precisa ser recém-criado ou original, importa que seja novidade e útil para a empresa. Davenport e Prusak (1998) consideram que a maneira mais prática de aquisição é a compra de outra empresa ou a contratação de indivíduos que tenham o conhecimento desejado. Podemos acrescentar a compra do conhecimento propriamente dito, sem a aquisição de outra empresa ou a contratação de pessoas – por exemplo, mediante acordos de transferência de tecnologia.

Outra forma de aquisição é aquela que se dá através de pesquisas e do desenvolvimento de novos produtos e processos. A busca pela inovação desperta a criatividade e o uso de ferramentas como benchmarking, brainstorming, entre outras, e pode contribuir para geração do conhecimento.

Organização: É impossível, nem seria desejável ou útil, codificar todo o conhecimento de uma empresa. Davenport e Prusak (1998) apresentam quatro princípios que ajudar a determinar qual conhecimento deverá ser codificado:

* Decidir quais objetivos devem ser atingidos com o conhecimento codificado (nesse ponto os gerentes devem estar em linha com a estratégia da empresa).

* Identificar o conhecimento existente, na forma mais adequada para o atendimento dos objetivos.

* O conhecimento deve ser avaliado segundo sua utilidade e adequação à codificação.

* Deve ser encontrado um meio adequado para codificar e distribuir o conhecimento.

Cabe realçar, entretanto, a importância da Tecnologia da Informação (TI). A organização dos dados facilita e agiliza a obtenção da informação.

Armazenamento e manutenção: Para Probst, Raub e Romhardt (2002), a preservação do conhecimento obedece a três processos:

1. Selecionar. Nem tudo pode ser guardado, isso não é possível nem desejável. A empresa tem que saber identificar o que será útil e guardar apenas essas informações. As patentes aparecem como importante ferramenta para preservar o conhecimento adquirido e sem dúvida podem se constituir em fatores de competitividade no momento atual.

2. Armazenar. Os recursos tecnológicos disponíveis, especialmente na área de digitalização de documentos, podem ser muito úteis. Mas que não se mantenha a pretensão de armazenar todo o conhecimento, descartando a memória humana. Os mais relevantes, aqueles passos que realmente fazem a diferença, são implícitos e dificilmente ou nunca poderão ser arrancados de quem os detêm.

3. Atualizar. Não só no sentido de descartar o inútil, como mencionado anteriormente, mas na acepção própria do termo, mantendo a qualidade da informação, enriquecida com acréscimos posteriores. Uma informação desatualizada pode levar a uma decisão incorreta e, como conseqüência, a prejuízos.

Utilização e disseminação do conhecimento: Os autores Davenport e Prusak (1998) oferecem algumas estratégias para a socialização do saber, enfatizando que “a transferência espontânea e não estruturada do conhecimento é vital para o sucesso de uma empresa”. Essas estratégias podem ser assim sintetizadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com