TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestçao De RH

Trabalho Universitário: Gestçao De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVOS 5

2.1 Objetivo geral 5

2.2 Objetivos específicos 5

3. DESENVOLVIMENTO 6

3.1 Empregabilidade........................................................................6

3.2 Competência individual e competência organizacional...............7

3.3 Planejamento de carreiras...........................................................8

3.4 Desenvolvimento organizacional...............................................11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1 - INTRODUÇÃO

As organizações da sociedade contemporânea estão passando por grandes transformações em todas as áreas. O impacto dessa reestruturação materializa-se por intermédio de processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam ao ambiente empresarial, como as novas tecnologias e os novos modelos de gestão. É neste processo que se pode perceber a ênfase nas pessoas como recurso determinante do sucesso organizacional, uma vez que a competitividade faz com que as empresas procurem profissionais capacitados para a execução das tarefas. No entanto, é a partir dessa premissa que é possível visualizar a gestão de competências como instrumento de diferencial de mercado, para oferecer alternativas eficientes de gestão às organizações.

Gestão por competências está inserida dentro de todas as áreas de trabalho de gestão de pessoas na organização, onde temos recrutamento e seleção por competências, treinamento e desenvolvimento por competências, remuneração por competências e a avaliação de desempenho por competências, sendo o item avaliação o tema de análise deste curso.

A gestão por competências proporciona para a empresa a mensuração dos diferentes tipos de competências existentes. A mensuração das competências é a tradução em números dos resultados apresentados por determinado funcionário em seu comportamento, capacidade técnica e resultados alcançados. Com essa metodologia, a organização consegue alinhar os seus objetivos estratégicos com o desenvolvimento dos seus funcionários, onde os mesmos alcançarão as metas propostas e conseqüentemente a organização apresentará bons resultados.

Todo o conceito de gestão por competências ainda é muito pouco utilizado, praticado como uma ferramenta eficiente em poucas organizações, sendo esse conceito um grande desafio para os gestores de recursos humanos e principalmente para as empresas, que precisarão a cada dia se preocupar com os diferenciais de competitividade e de analise dos fatores intangíveis dos seus funcionários.

Um planejamento de Carreira corporativo consiste numa estruturação

organizacional que possibilita aos colaboradores evoluir e galgar novos cargos e posições na empresa. Entretanto, um plano conciso é aquele capaz de atender tanto as necessidades da organização, quanto os anseios e ambições profissionais e pessoais do colaborador. Esta possibilidade real de ascensão na empresa confere reconhecimento e segurança aos profissionais, e deve ser oferecido aos colaboradores de destaque o quanto antes, uma vez que a competição por pessoas com perfis diferenciados está cada vez mais acirrada, e perder tempo pode significar também, perder grandes talentos para seus concorrentes.

O desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.

A cultura é o que dá identidade ao homem, interfere em seu caráter, molda suas crenças e explica o mundo. Empresa é uma organização baseada em normas, visa a dominação do mercado por meio de vendas de bens e serviços, para esse fim é necessário ajustar-se aos stakholders, ou seja; as pessoas mais envolvidas ou interessadas na organização: clientes, acionistas, governo, funcionários, fornecedores, associações, concorrência, sindicatos, etc. Em toda organização existem códigos informais que ratificam ou anulam os regulamentos, algumas leis são burladas, e isso pode comprometer o andamento da própria empresa.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Temos aqui uma visão generalizada de tudo que foi abordado neste semestre do curso de Gestão de Recursos Humanos.

Os profissionais de recursos humanos envolvem o planejamento de RH, o recrutamento, e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional convivendo com o mercado de trabalho e mercado de recursos humanos. Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.

2.2 Objetivos Específicos

Com as projeções de crescimento, as empresas precisam desenvolver seus profissionais. A área de Desenvolvimento Organizacional tem a missão de manter os colaboradores capacitados para atingir os resultados da organização, por meio da atração, captação, contratação, desenvolvimento e retenção dos profissionais. Diante de uma eventual dificuldade para encontrar o perfil para uma vaga, com a área de Desenvolvimento Organizacional é possível gerenciar investimentos em treinamento para tornar os colaboradores capazes de executar as atribuições e as atividades que fazem parte da estratégia das organizações.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Empregabilidade

A crescente mudança na característica das organizações nas últimas décadas, principalmente com o aumento da competição entre empresas, num mundo que diminui fronteiras pela globalização dos negócios, tem levado as pessoas a se atualizarem continuamente a fim de terem acesso a novas práticas administrativas e freqüentar uma especialização na área. O Comportamento de busca para a área específica permite adquirir competências para se manter e ser bem sucedido nas organizações. Hoje existem inúmeros cursos de atualização, especialização para estarmos preparados a concorrer com igualdade.

As preocupações da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com