TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Giancarlo De Carlo

Monografias: Giancarlo De Carlo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Um profissional excepcional. Giancarlo De Carlo nasceu em 1919 logo após a primeira guerra mundial na cidade de Genova, é um dos arquitetos mais importantes da Europa do século passado. Formado em Engenharia e Arquitetura. Seus interesses eram múltiplos, buscando sempre inovar, mas ao mesmo tempo buscando soluções práticas para as necessidades de uma sociedade em constante mudança.

Desde os anos 60 ele estava preocupado com os problemas que ainda são extremamente real (desenvolvimento orgânico da cidade contemporânea, a preservação da natureza e da paisagem).

Para ele era importante a participação dos cidadãos nas decisões sobre o planos e projetos, como um enriquecimento do processo de concepção e redefinição do papel do arquiteto. Exemplos são dois projetos de habitação a preços acessíveis que ele construiu em Terni, na Itália central, no início dos anos 70 e nos anos 80 em Veneza.

Giancarlo De Carlo foi extremamente ativo e publicitário. Os seus escritos são numerosos e, além de livros, ele escreveu muitas revistas de arquitetura, incluindo lembra Casabella, Domus e Espaço e Sociedade, da qual ele foi o motor fundador e principais. Ele também escreveu sobre boletins diários, semanais e universidade.

Apesar de ter passado a maior parte de sua vida em Milão, nunca construiu nada na cidade, sua morte passou quase despercebido, Giancarlo De Carlo faleceu em 2005, com 85 anos.

“Brasil e Argentina, são países riquíssimos, com tudo por se fazer. Que coisa fascinante ser jovem em um lugar como este”. Não pude deixar de citar esta frase, que ele disse em uma entrevista a João Pizza no ano de 2002.

O que eu aprendi com essa pesquisa? Há, é muito fácil responder, e eu diria que foi um aprendizado que jamais esquecerei, e um dos arquitetos que seguirei de exemplo, por sua personalidade não pelos seus projetos, diferente de como vi em outras apresentações percebi que foi um dos poucos arquitetos que gostam do estilo simples. Não tinha muitas curvas e ele usava do concreto bruto mesmo, na entrevista que deu a João Pizza em 2002, ele disse que eu uma das suas obras um garoto escreveu: Aqui se pode colorir, mas ele não coloriu, talvez porque gostasse da cor do concreto mesmo. O mais impressionante é como ele gostava que a população participasse dos seus projetos, ele queria ideia e acima de tudo criar algo que fosse útil para eles, isso é incrível.

Minha Avaliação: Devido à dedicação e por ter estudado muito acredito que mereço 80, mas não posso deixar de falar de como eu fiquei nervosa na hora da apresentação (acho que todos ficaram), mas a diferença é que alguns sabem disfarçar, e eu não sei. Fiquei insegura, sei lá. Mas valeu a experiência e o aprendizado, que foi o mais importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com