TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança De Tecnologia Da Informação

Pesquisas Acadêmicas: Governança De Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

1. Em suas palavras, o que você entende por Governança de TI? Quais os objetivos da Governança de TI?

1) Governança de TI é um braço da Governança Corporativa, ou seja, uma parte fundamental da estratégia das organizações, levando a TI como um dos principais ativos dentro de uma organização.

Através da- governança de TI que o setor de Tecnologia da Informação se aproxima a Administração da empresa entrando como suporte para tomada de decisão. Boas pratica foram desenvolvidas para isso acontecer para que a TI possa participar de forma ativa na vida administrativa da Empresa.

Para alcançar os objetivos a TI tem que saber quais são as diretrizes da empresa, saber quais estratégias e objetivos futuros quer alcançar, isso para poder propor a melhor solução em termo de sistema, se estruturar com infraestrutura adequada e fornecer as ferramentas para suportar as mudanças da empresa.

Outro importante objetivo é de planejamento, tendo em vista as prioridades e os recursos, investir de forma inteligente sem omitir as ações diárias.

2. Descreva o que você entende sobre a Lei SOX. Que controles de TI podem ser avaliados por esta Lei? (não copiar o conceito da apostila)

1 - A lei Sarbanes-Oxley faz parte da Governança Corporativa, foi motivada por escândalos financeiros de algumas empresas publicas dos EUA, ela tem como objetivo principal a restauração da confiança dos investidores. Por isso prevê toda uma serie de controle para que os dados sensíveis da empresa e os relatórios contábeis e financeiros sejam confiáveis e exigindo também que o responsável financeiro e o chefe executivo se responsabilizem para todos os relatórios financeiros emitidos, a TI em consequência teve que suportar estas novas necessidades.

2 – Para diminuir riscos de non confiabilidade dos relatórios financeiros foram implementados controle de aplicações criticas ligada, por exemplo, a transações financeiras e de forma geral tudo o que envolve segurança.

Chama-se de controle gerais aquele que a TI desenvolve sobre programas ou parte de programas, isso precisa de conhecimento de como eles funcionam, de qual forma eles manipulam os dados, desta forma a correção, mas, sobretudo a individuação de erros é mais precisa.

Temos também controle das operações que a TI desenvolve sobre os processos, garantindo confiabilidade nos relatórios financeiros, a veracidade dos dados de saída e a proteção de equipamentos e arquivos.

3. Explique, de forma sucinta, o que são as cinco decisões-chave da Governança de TI.

A Governança de TI tem que responder as três questões sobre:

Quais decisões para garantir a gestão e o uso eficaz de TI, quem deve tomar as decisões e de qual forma serão efetivadas e monitoradas.

Para responder as essas questões a Governança de TI usa as cinco decisões-chave todas elas são inter-relacionadas e envolvem os princípios, arquitetura e estratégias de infraestrutura de TI.

Basicamente a base é o principio que foca nos objetivos da empresa e define as diretrizes para outras decisões. São nessas diretrizes que as outras decisões funcionam, por isso que precisam ser bem claras e intendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com