TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grecia E Roma Antigas

Monografias: Grecia E Roma Antigas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 7

Classicismo

A palavra clássico tem uso largo, e ainda não há consenso na literatura especializada sobre sua definição exata. As civilizações grega e romana foram em sua totalidade chamadas de clássicas, por terem estabelecido padrões culturais que se tornaram canônicos e que continuam válidos até os dias de hoje. Nesse sentido, clássico é tudo o que estabelece um gabarito pelo qual se julgarão expressões pertencentes a uma mesma categoria. O termo ainda é usado com um significado mais estrito, para referir um breve período dentro da longa história da cultura grega antiga - de meados do século V a.C. até quase o fim do século IV a.C. - quando se desenvolveu um estilo e se criou um corpo de obras que durante muitos séculos seriam considerados a mais alta conquista na arte da escultura em todos os tempos, e por isso mesmo merecendo o qualificativo de clássico.

O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural (séculos XIV ao XVI). Dentre seus elementos estão suas características como;

- Valorização dos aspectos culturais e filosóficos da cultura das antigas Grécia e Roma;

- Influência do pensamento humanista;

- Antropocentrismo: o homem como o centro do Universo;

- Críticas as explicações e a visão de mundo pautada pela religião;

- Racionalismo: valorização das explicações baseadas na ciência;

- Busca do equilíbrio, rigor e pureza formal;

- Universalismo: abordagem de temas universais como, por exemplo, os sentimentos humanos.

Figura 1 Leo von Klenze: Reconstrução ideal da Acrópole de Atenas, 1846

Introdução a Roma Antiga

Desenvolveu-se na península itálica durante o século VIII a.C. a partir da cidade de Roma, até o século V d.C. A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Embora às vezes considerada como derivada da arquitetura grega, diferenciou-se por características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos designando-os por arquitetura clássica.

Alguns tipos de edifícios característicos deste estilo propagaram-se por toda a Europa, nomeadamente o aqueduto, a basílica, uma grande rede de estradas, a domus (residência), arcos do triunfo e o Panteão. Os monumentos romanos se caracterizam pela solidez; aprenderam com os etruscos, o emprego do arco, assim como a abóbada ou teto curvo, que os gregos e egípcios não conheceram. Construíram também catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos.

Características principais da arquitetura romana:

- Solidez nas construções (característica que herdaram dos etruscos);

- Uso do arco nas construções;

- Uso da abóbada (construção em forma de arco que preenche espaços entre arcos, muros e outros tipos de espaços);

- Construções sóbrias, funcionais e luxuosas.

Figura 2 O Mais conhecido Anfiteatro romano é o Coliseu, assim chamado, porque ao seu lado havia

A arte romana

Inspirada no modelo grego, a arte romana incorporou as formas e as técnicas de outras culturas do Mediterrâneo.

Roma destacou-se na arquitetura com grandes edifícios privados e públicos. Entre os privados, incluem-se as casas e as residências coletivas. Os públicos dividem-se em religiosos (templos), administrativos e comerciais (basílicas) e lúdicos (teatro, anfiteatro e circo). O espírito prático de Roma reflete-se no urbanismo e nas grandes obras de engenharia, como estradas e aquedutos.

Introdução a Grécia Antiga

Situada na porção sul da península Balcânica, A cultura grega clássica, especialmente a filosofia, teve uma influência poderosa sobre o Império Romano, que espalhou a sua versão dessa cultura para muitas partes da região do Mediterrâneo e da Europa, razão pela qual a Grécia Clássica é geralmente considerada a cultura seminal da cultura ocidental moderna.

Palácios monumentais aparecem a partir do início do século XV a.C. Ali se praticava a escrita alfabética, trabalhavam-se vasos de pedra sobre a influência egípcia e fazia-se pintura de qualidade sobre esmalte preto. Entram os tesouros descobertos, datados de há aproximadamente três mil e quinhentos anos, encontrou-se um tabuleiro com incrustações de ouro, prata, marfim e cristal. Que terá sido usado para o jogo do gamão. No entanto foi como arquiteto e construtores que os primeiros cretenses atingiram a sua maior glória.

Figura 3 Teatro de Epidauro, século IV a.C.

Os gregos de origem aquéia evoluíram e desenvolveram uma civilização, centrada em palácios, que ficou conhecida como Micênica, numa referência à Poderosa cidade de Micenas, a mais influente entre outras tantas existentes. Constituíram reinos independentes em torno de cidades poderosas, que se uniam, algumas vezes, por interesses comuns e aceitavam obedecer a um único líder. Nesses reinos, o poder monárquico forte concentrava riquezas ao abrigo de enormes muralhas, as acrópoles, cidades altas ou palácios fortificados. Esta civilização militar contou também com [pág. 017] uma grande burocracia. Alguns estudiosos, por isso, denominam este período de despotismo de tipo oriental: um poder forte, apoiado em uma burocracia centrada nos palácios.

Um dos mais expressivos monumentos do período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com