TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo 15

Por:   •  24/5/2015  •  Abstract  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

O grupo 15 da tabela periódica conhecido também como grupo do nitrogênio é formado por nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio e bismuto. As propriedades químicas dos elementos desse grupo são muito diversas. Com exceção do nitrogênio todos apresenta estado físico sólido em condições normais (SHRIVER; et al. 2006).

Os elementos pertencentes ao grupo 15 apresentam caráter metálico reduzido e inferior aos elementos do grupo 14. Possuem estrutura eletrônica ns2np3 e uma grade variedade possível de estado de oxidação (nox -3 a +5). Nessa família apenas o nitrogênio existe sob a forma de molécula diatômica, visto que os demais átomos do grupo são grandes e por isso dificultam o estabelecimento de duas ligações (MANOEL, 2012).

O átomo de nitrogênio tem cinco elétrons de valência e, na amônia, está ligado por covalência a três átomos de hidrogênio para completar as oito posições eletrônicas na camada externa. Foi descoberto como um elemento químico, no século XVIII, como um dos gases constituintes do ar atmosférico é o elemento que recebe maior destaque no grupo 15, pois é bastante abundante, encontrado em sua forma pura como um gás incolor e quase inerte (MANOEL, 2012).

A amônia é um gás incolor, de odor pungente, mais leve do que o ar, que pode ser tóxico em níveis elevados de exposição. Ela é utilizada como fertilizante e como fonte primária de nitrogênio na produção de muitos produtos químicos. O nitrogênio e o hidrogênio combinam-se à temperatura e pressão elevadas no processo Haber para a formação da amônia. É facilmente liquefeita devido à formação de pontes de hidrogênio entre as suas moléculas. No estado líquido e à pressão atmosférica ferve a 240 K; ao se solidificar a 195 K, forma um cristal branco (SHRIVER; et al. 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com