TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Magnólia

Trabalho acadêmico: Grupo Magnólia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................6

4 REFERENCIAS.....................................................................................................7

5 ANEXOS................................................................................................................8

ANEXO A – Cartão CNPJ............................................................................................9

ANEXO B – ORGANOGRAMAS DO GRUPO MAGNÓLIA E POSTO MAGNÓLIA 14...............................................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, mas que consegue manter a empresa no mercado.

O Grupo Magnólia, não foge a esta regra. Sendo uma empresa familiar, sua característica básica é a sucessão do poder decisório de maneira hereditária, para isso, existe um Conselho Familiar, onde são dirimidos os debates e a formalização dos procedimentos para a administração da organização. O grupo é formado pelas marcas: Transportadora Rolim, Distribuidora Magnólia Gás, TV Remanso, Magnólia Pneus, Haras Magnólia e Postos de Combustíveis Magnólia. Neste ultimo segmento, o grupo conta com um total de dezesseis postos, a nossa pesquisa foi realizada no Posto Magnólia 14, o qual é o único do grupo situado no estado do Ceará.

Segundo a empresária Jaerly Rolim, Presidente do Conselho da Família, o modelo de trabalho na empresa conta com planejamento estratégico, levantamento dos indicadores financeiros e operacionais e sua estrutura organizacional segue o modelo de governança da família.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa a qual realizamos a pesquisa para esse trabalho, está localizada na Rodovia BR 116, km 481 s/n – Zona Rural na cidade de Milagres – Ceará. Com o nome empresarial de Posto Magnólia Ltda e titulado Posto Magnólia 14, a empresa de sociedade empresarial ltda, classificada como segundo setor tem sua atividade economica no comercio varejista de combustíveis: óleo diesel, gasolina (comum e aditivada), álcool (etanol) e lubrificantes. Sua bandeira, ou seja, sua distribuidora é Ipiranga.

O Grupo Magnólia está há quase quarenta anos no mercado e há seis anos atuando no Município com o posto Magnolia 14. Tendo à frente dos negócios o Senhor Moisés Moreno Rolim como administrador e seu filho Moisés Moreno Rolim Filho, como gerente geral, o posto além de comercializar combustíveis oferece aos seus clientes serviços de borracharia, troca de óleo, lavagem de carros, lojas de conveniências, praça de alimentação e outros, diversificando o ambiente e atraindo novos consumidores.

Segundo o gerente, Moisés Filho, houve interesse do Grupo Magnólia na compra do posto ate então chamado de Posto Papai Noel, devido a sua localização estratégica na BR 116 e sua clientela, que em sua maioria são os veículos de grande porte. O posto adquire combustíveis nas cidades de Guamari – RN e em Fortaleza – CE. Em 2007 a empresa comercializava em torno de 500.000 litros de combustíveis ao mês, hoje o Magnólia 14 trabalha com uma média de 1.400.000 litros/mês, sendo em maior parte o óleo diesel devido sua clientela principal.

Em sua estrutura organizacional, o posto Magnólia 14, segundo o organograma fornecido pela empresa, há uma distruibuição de tarefas bem organizada e eficiente. Trabalham na empresa cerca de quarenta e duas pessoas com registro em carteira, e outros que indiretamente são beneficiados pela empresa. Seguindo Técnicas Modernas de Gestão a organização prima por uma administração participativa com excelência em gestão, sendo sua filosofia motivada pelo constante aprimoramento e respostas às necessidades e expectativas do consumidor.

Como no grupo o qual faz parte, o posto Magnólia 14 tem na sua cultura organizacional uma constante mudança; atualmente existe uma empresa de consultoria, a qual o maior objetivo é atingir as metas estipuladas pelo Grupo Magnólia. O mesmo disponibilizou a quantia de R$ 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com