TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Pão De Açucar

Monografias: Grupo Pão De Açucar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O objetivo a ser alcançado através da construção do Projeto integrado multidisciplinar é aplicar todo o conhecimento técnico adquirido em sala de aula ao contexto prático de uma empresa selecionada, permitindo assim, que o aluno desenvolva e aplique todo o seu conhecimento adquirido. Este trabalho permite que o aluno pratique todo conhecimento obtido para que este seja aproveitado de forma exploratória dentro de uma visão gerencial.

Neste projeto serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para as disciplinas: Fundamentos da Administração, Recursos Materiais e Patrimoniais e Técnicas de Informática. Cada disciplina dessas traz no seu estudo tópicos relevantes que serão bem utilizados de forma que se entenda como melhor aplica-las no contexto sistêmico da empresa a ser estudada permitindo que o aluno trace o perfil, formas de gestão e características atribuídas a ela permitindo assim que sejam traçadas metas e melhorias para o melhor funcionamento da mesma.

A empresa escolhida para servir como objeto de estudo foi o grupo Pão de açúcar; a seguir vou trazer uma breve apresentação para o leitor;

O Grupo Pão de Açucar é uma empresa do Grupo Casino, um dos líderes mundiais no varejo de alimentos. Maior empresa de varejo da América Latina, com mais de 1900 pontos de venda é um dos maiores empregadores privados do Brasil, com mais de 151 mil colaboradores.

Para atender aos variados perfis de consumidores nos mais diferentes momentos de compra, o GPA tem uma atuação multinegócio e multicanal, com forte presença nacional por meio de lojas física e do comércio eletrônico.

A Companhia opera com as marcas Pão de Açúcar, Extra (Extra Hiper, Extra Supermercado, Minimercado Extra, Posto Extra e Drogaria Extra) e Assaí (atacado), além de Pontofrio e Casas Bahia, bandeiras especialistas em eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis. As duas últimas formam a Via Varejo, empresa integrante do GPA e a 9ª maior varejista de eletroeletrônicos do mundo.

A companhia também é reconhecida pela forte atuação no comércio eletrônico por meio do paodeacucar.com.br e da Nova Pontocom com os sites: extra.com.br, pontofrio.com.br, casasbahia.com.br, além dos endereços lançados em 2012, barateiro.com.br (exclusivo para a venda de produtos com pequenas avarias) e partiuviagens.com.br (especializado em pacotes turísticos). Essa atuação multicanal possibilita a compra de produtos alimentícios, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e até mesmo viagens sem sair de casa.

Em sua busca por oferecer cada vez mais qualidade, praticidade e comodidade aos clientes, o GPA passou a agregar outros serviços em algumas de suas lojas, como drogarias, postos de gasolina, restaurantes, galeria de lojas e seções especializadas em produtos de moda e em itens para a casa. Desta maneira, introduziu o conceito de one-stop-shop no Brasil.

Visando potencializar a sua atuação, o GPA criou o GPA Malls & Proprieties, braço imobiliário da companhia e responsável pela gestão de seus ativos imobiliários e projetos de expansão por meio da prospecção, negociação e implantação de novas lojas. Em 2013, o GPA Malls & Proprieties lançou a marca Conviva trazendo um novo conceito de galerias para o varejo alimentar.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

O GPA utiliza a comunicação empresarial de maneira estratégica, operando na construção da sua imagem diante dos âmbitos mercadológicos e sociais. A característica que este grupo utiliza a comunicação de driblar a concorrência preocupando-se com o meio ambiente, com a ética tanto para o público interno quanto externo e com as crises do mercado varejista no qual atuam. Como estabelecer um padrão de comunicação empresarial que atinja não só o Brasil, sede deste, mas que influencia outros países como: Espanha e EUA, sem que haja um choque cultural por serem distintos, prevalecendo o padrão da comunicação e a ascensão dela para todos os envolvidos de forma direta e indireta com o Grupo Pão de Açúcar. O GPA utiliza os recursos disponíveis na internet, intranet e extranet.

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Denominação e forma de constituição do GPA

Dados e fatos relevantes da origem da organização.

Valentim dos Santos Diniz, ou, como é carinhosamente chamado, “Seu Santos”, nasceu no dia 18 de agosto de 1913, em uma pequena aldeia de Portugal – Pomares do Jarmelo, aldeia da Beira Alta. Filho primogênito de Maria dos Prazeres e Abílio teve mais dois irmãos, Joaquim e Lourdes. Aos oito anos perde a mãe, e passa a ser criado pelo pai e a madrasta Dona Josefa. O outono de 1929 marcas sua saída para um mundo desconhecido, que lhe traria muitas alegrias e sucesso. Seu destino estava diretamente ligado a sua vontade em buscar locais maiores que seu vilarejo, e construir seu próprio negócio. Como opções, o Brasil ou a cidade do Porto .Decidiu pela primeira opção e foi de trem para Lisboa, onde estava registrado em um navio de linha da Mala Real Inglesa chamada Almazora Informações sobre o porte da empresa;

O setor brasileiro varejista de alimentos representou aproximadamente 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2006. De acordo com a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), o setor varejista de alimentos no Brasil registrou receitas brutas de R$ 124,1 bilhões em 2006, representando um aumento de 4,8% sobre 2005. O setor varejista de alimentos no Brasil é altamente fragmentado. Todavia, apesar da consolidação dentro do setor varejista de alimentos, em 2006, as três maiores redes de supermercados representaram aproximadamente apenas 34,1% do setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com