TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo comestologia

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal

UMA ANÁLISE SOBRE ACNE E O CENTRO DE ESTÉTICA

[pic 4]

Porto Velho/RO

2014

LÍDIA MARA SILVA SANTOS[pic 5]

MORGANA DOS SANTOS LIMA

ROSILVAN LIMA MACHADO SOARES

SOLANGE MARIA DA SILVA MACIEL

TALITA ALMEIDA SANTOS MELO

UMA ANÁLISE SOBRE ACNE E O CENTRO DE ESTÉTICA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação a Distância; Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia; Estética e Imagem Pessoal; Biossegurança em Centros de Estética; Ética, Política e Sociedade; Seminário Temático.

Prof.º:. Natália Ribeiro; Vânia Terra; Poliana Milreu; Luciane Barbosa; Renata Andrade Teixeira; Márcia Bastos; Heloísa Licha.

Bloco Curricular: Saúde, Estética e Imagem Pessoal.

Porto Velho/RO

2014

SUMARIO[pic 6]

1 INTRODUÇÃO        

2 UMA ANÁLISE SOBRE ACNE E O CENTRO DE ESTÉTICA        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

As afecções de pele constituem um conjunto de doenças de pele que acometem uma faixa etária ampla da população. A fisiopatologia, que nada mais é do que o estudo do processo de instalação e desenvolvimento da doenças, é bastante peculiar em cada quadro, assim como os seus sinais e sintomas.

Este trabalho terá por objetivo analisar as causas da acne, diagnóstico e tratamento. Bem como promover um conhecimento de como é um Centro de Estética, e como é a forma de trabalho de uma esteticista. Para fundamentar sobre o assunto proposto foi utilizado referencias bibliográficas, de forma a aprofundar o assunto.

Observou-se que a acne é uma doença inflamatória crônica que acomete em sua maior parte a população adolescente do sexo masculino, tendo seu inicio na puberdade. Afeta grande número de homens e mulheres de 20 a 40 anos. Suas manifestações clínicas podem apresentar textura e aparência oleosa devido à produção aumentada de sebo.


2 UMA ANÁLISE SOBRE ACNE E O CENTRO DE ESTÉTICA

Para desenvolver a capacidade de distinguir os diferentes tipos de lesões de pele presentes nas patologias dermatológicas é preciso reconhecer as características típicas de cada uma delas. Adquirir conhecimentos quanto às características específicas, etiologias, sinais e sintomas encontrados na acne serão o foco deste trabalho por se tratar de uma doença bastante vista na prática profissional.

A acne é uma doença inflamatória crônica que acomete em sua maior parte a população adolescente do sexo masculino, tendo seu inicio na puberdade. Não apresenta levar a importante consequência psicossocial como baixa autoestima, isolamento social e depressão, é uma doença multifatorial e o fator etário na maioria das vezes esta envolvido. Seu principal agente causador é o Propionebacterium acnes. (RIBEIRO, 2012)

Para identificar os principais fatores implicados na patogênese da acne, é preciso conhecer como é feito a produção de sebo pelas glândulas sebáceas que é responsável pela produção de sebo através da estimulação hormonal dos hormônios sexuais andrógenos como a testosterona.

“o sebo é produzido pelas glândulas sebáceas, trata-se de um conjunto de substancias lipídicas compostas principalmente por colesterol, esqualeno, cera, ésteres esteriodes e triglicérides”. (DOWNING; STRAUSS; POCHI, 1969 apud HASSUN, 2000, p. 8)

É importante ressaltar que o papel dos lipídios na patogênese da acne não é totalmente conhecido, entretanto, acredita-se que os ácidos graxos que sofreram modificações na sua composição e na quantidade na adolescência atuam como agente facilitador e favorece o desenvolvimento das doenças por alterar tanto a queratinização do ducto glandular quanto a proliferação bacteriana. (CUNLIFFE; SIMPSON, 1998 apud HASSUN, 2000)

Quando ocorre um processo exacerbado de produção de queratina na camada córnea acontece uma hiperqueratinização folicular, formando a oclusão no orifício do canal folicular. Com isso há uma dificuldade na liberação desse sebo que fica no canal folicular, dando origem ao chamado comedão.

Os micro-organismos mais envolvidos com o desenvolvimento da acne são os propionibacterium acnes, staphylococcus epidermidis e malassezia furfur, sendo o primeiro, o mais importante, fazem parte da colonização bacteriana. (HANSSUM, 2000, p. 10)

Para Hassun (2000), o aumento da produção de sebo, instala-se um meio favorável à proliferação bacteriana da acne e o fator importante para que isso ocorra é o pH e o aporte de oxigênio e demais substâncias nutritivas, pois afetam a proliferação do principal agente causador da acne. Com isso a liberação de substancias pró-inflamatórias leva a formação de um processo inflamatório bem característico da maioria dos graus de acne.

Para uma melhor análise o profissional deve saber identificar às formas de acne, onde podemos encontrar: as não inflamatórias, ou seja, grau I ou comediana; as inflamatórias divididas em grau II ou pápulo-postulosa e grau III ou nódulo-cística.

Acne não inflamatória é composta por comedão que pode ser aberto e sua superfície fica enegrecida devido ao processo de oxidação em contato com a superfície ou ainda pode ser fechado apresentando um aspecto branco.

As inflamatórias acontecem quando o grau de inflamação apesar de pequeno, inicialmente já ocorre o aparecimento de eritema, ou vermelhidão da superfície da pele, devido ao processo inflamatório associado. (RIBEIRO, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com