TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo de Arte Vollmond

Por:   •  5/3/2017  •  Ensaio  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  1.678 Visualizações

Página 1 de 7

Grupo de arte Vollmond

Do alemão "vollmond" que significa lua cheia, pode parecer um nome  um tanto peculiar para um grupo de arte, mas a referência vem do espetáculo de teatro-dança da bailarina e coreógrafa alemã pina baush, que foi uma das grandes responsáveis por a junção de música, dança e teatro em um só espetáculo.

O nome do grupo também trás um carater significativo, visto que o grupo vollmond tem o objetivo de "preencher" os integrantes com a arte e para isso disponibilizaremos de estudos essenciais sobre a arte, aprofundamento nas áreas de mais interesse. É de suma importância destacar que uma das ferramentas mais fortes é o diálogo, que nos proporcionará troca de conhecimento e interação do grupo.

Pense que todos nós temos "uma lua interna" é algo muito pejorativo, mas se pensarmos que podemos "preencher" a "nossa lua interna" com o que absorvermos com as experiências vividas e o grupo vêm com o proposito de proporcionar experiências ligadas a arte, estudo e entendimento. Assim todos poderão "prencher" sua "lua interna" com o que há de melhor, a cultura! Sendo assim deu-se o nome do grupo.

Saindo dessa fala figurada, nós pretendemos invadir e conhecer o intreter de cada integrante, de forma não evasiva, mas, sim de forma construtiva. Consideramos primordial o diálogo, o conhecer a cada pessoa, a visão do mundo, do que é arte e qual o seu impacto na sociedade.                        

Mas então o que seria a arte?

 

Há muitas teorias a cerca deste tema, mas até hoje nenhuma delas conseguiu encontrar em toda forma de arte os elementos que propunha, que para os idealizadores das teorias definam o que é arte do que não é e essas teorias serão estudadas futuramente em grupo.               Enxugando um pouco a definição de arte, eliminando as partes das teorias, por hora podemos dizer que:

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.

Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.

Arte clássica

A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. VI e séc. IV a.C., que se estenderia pela influencia exercida na Roma antiga. Com uma sociedade menos ligada a religião, a arte que antes era encomendada para representar os deuses, encontra uma forma de ligar os homens aos deuses.

É importante diferenciar arte Clássica do Classicismo. O Classicismo é o período da arte oposto ao romantismo, que vai do séc. XV ao séc. XVIII, os classicistas buscavam se inspirar no período Clássico, no seu equilíbrio, harmonia e na racionalidade. As manifestações classicistas na idade moderna são o Humanismo, o Renascentismo e o Neoclassicismo.

A arte passa a ser antropocêntrica, os filósofos estavam preocupados em entender a relação entre o homem e o universo. As pessoas mais belas se transformaram na estética naturalista idealizada. A constante busca pela perfeição faz o artista grego criar uma arte intelectual. Nas artes greco-romanas não existe diferenciação entre o artista e o artesão.

A arte Clássica grega criou uma grandeza estética e seu sistema de proporções ideais marcaram a civilização ocidental. A arte Clássica grega entra em decadência no séc. I a.C., com a arte romana tomando seu lugar. É claro que a arte romana sofreu muita influência da arte grega, mas a arte romana também criou suas própria características, como a pintura nas paredes e os estilos arquitetônicos toscano e composto.

Arte moderna

   A arte moderna surgiu no século XIX, em posição as formas clássicas; trouxe várias expressões artísticas como, por exemplo, pintura, escultura, literatura, arquitetura, fotografia e música.

Principais movimentos

- Impressionismo

- Fauvismos

- cubismo

- Neoplasticismo

- expressionismo

- surrealismo

- concretismo

- futurismo

- pop art

Características

 A arte moderna tem como objetivo romper com os padrões antigos, os artistas modernos buscam novas formas de expressão. O marco inicial modernista no brasil foi a semana de arte moderna. De início não foi fácil para oa artistas modernistas serem aceitos, já que a xritica estava acostumada com padrões mais definidos, mas aos poucos o público passou a aceitar e entender as obras.

Arte contemporânea

A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras um determinado cunho religioso ou político.

Esta era da história da arte nasceu em meados do século XX e se estende até a atualidade, insinuando-se logo depois da Segunda Guerra Mundial. Este período traz consigo novos hábitos, diferentes concepções, a industrialização em massa, que imediatamente exerce profunda influência na pintura, nos movimentos literários, no universo ‘fashion’, na esfera cinematográfica, e nas demais vertentes artísticas. Esta tendência cultural com certeza emerge das vertiginosas transformações sociais ocorridas neste momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com