TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Grupo Lutas e Artes marciais unopar

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.564 Palavras (11 Páginas)  •  2.021 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………….3

2 MODALIDADES DE LUTAS E ARTES MARCIAIS OLÍMPICAS…………………...4

2.1 ASPECTOS TÉCNICOS E TÁTICOS: BOXE, JUDÔ, TAEKWONDO, ESGRIMA E LUTA OLIMPÍCA……………………………………………………………………..4 À 8

3 ENTREVISTA COM O PROFESSOR………………………………..………………....9

4 CONCLUSÃO…………………………………………………………………………….10

5 REFERÊNCIAS………………………………………………………………….……….11

1 INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem o intuito de demonstrar quais capacidades motoras no esporte de lutas e artes marciais na educação física escolar, na infância e na adolescência assim como são desenvolvidas sua metodologia de ensino como principais objetivos de estudo.

Sabe-se que se tratando de tal tema, as artes marciais e as lutas vêm sendo cada vez mais praticadas, e fazendo parte da cultura brasileira.

Vale ressaltar que as artes marciais têm historia milenar, pois sua origem retomam à Índia e ao Monge Budista Bodhidarma que levou para a Índia a prática de combate desarmado, no início eles foram criados como praticas de autodefesa, mas com o passar dos tempos tornou-se elementos fundamentais de algumas religiões como o budismo.

As lutas e artes marciais fazem o uso de gestos motores básicos, sendo de grande valia para os profissionais na escola, porem muito pouco utilizado, sendo necessária uma melhor diversificação nas aulas, estimulando os alunos com pouca afinidade nos esportes uma melhoria nos gestos motores.

A destreza pode ser qualificada quanto à proporcionalidade física ou não, tendo em conta que ainda temos no mesmo grupo a velocidade, força e resistência, sendo que a destreza está associada às ações motoras de todas atividades físicas e desportivas.

2 MODALIDADES DE LUTAS E ARTES MARCIAIS OLÍMPICAS.

As modalidades de artes marciais e lutas que fazem parte das olimpíadas são a esgrima, o boxe, judô, taekwondo e a luta olímpica, conhecida também como estilo livre ou luta Greco-romana. Estas modalidades fazem parte da olimpíada e possuem regras bem definidas, uniforme, aparatos e espaços físicos diferenciados, preparo e condicionamento, alguns com uso de materiais, cada um a particularidade e regras segundo sua modalidade.

Essas modalidades em si exigem além do bom preparo físico e treino, os atletas precisam estar concentrados e manterem-se focados, ter muita atenção para fazer uso das técnicas para conseguir ganhar de seu oponente, pois muitas dessas lutas não só usam da força para vencer.

2.1 ASPECTOS TÉCNICOS E TÁTICOS: BOXE, JUDÔ, TAEKWONDO, ESGRIMA E LUTA OLIMPÍCA.

BOXE: O objetivo do boxe consiste em acertar socos no adversário da cintura para cima na tentativa de dominá-lo.O tempo de luta masculina é disputado em três rounds de três minutos cada, e o feminino tem até quatro rounds de dois minutos cada. Ao final e cada round, cinco juízes atribuiem notas aos dois oponentes, um boxeador recebe dez pontos a cada round vencido e o perdedor ganha entre seis e nove.As avaliações em relação aos atletas são sob o domínio da luta, golpes acertados competitividade, técnica e tática e conformidade com as regras.O resultado da luta é revelado somente ao final do combate.

As técnicas/táticas relacionadas ao boxe estão nos tipos de golpes, esquivar-se dos golpes, movimentos constantes, equilíbrio e técnica de respiração, técnica de defesa e posição de boxear. Alguns dos golpes utilizados são o direto: golpe muito veloz dado frontalmente pelo punho que se localiza através da guarda, o cruzado: que visa sempre a lateral da cabeça também forte e veloz, gancho: movimento curvo de punho que atinge lateralmente o adversário, jab: golpes curtos sem força total, utilizado mais como estratégia para manter o rival a distância e planejar golpes mais potentes, uppercut: também conhecido como gancho, é um potente soco desferido de baixo para cima que mira o queixo do oponente quando bem executado, costuma resultar em nocaute.O nocaute é o golpe que define o combate e dá vitoria a quem o aplicou.

Já em questão do preparo físico consistem em levantamento de peso olímpico, pular corda, treinamentos funcionais e musculação para membros superiores e inferiores.

Fazem parte dos componentes das capacidades motoras existentes no boxe: a força, coordenação, velocidade, agilidade e boa resistência; ou seja; um bom condicionamento físico.

JUDÔ: No judô o atleta tem como objetivo derrubar o adversário com as costas voltadas para o chão imobilizá-lo no solo por vinte segundos ou forçá-lo a desistir. A luta tem duração de cinco minutos para os homens e quatro minutos para as mulheres, caso ocorra empate, o confronto vai para o golden score, vence o atleta pontuar primeiro sem limite de tempo.A pontuação varia de acordo com a técnica aplicada. O árbitro que fica dentro da área de combate possui o controle total da luta, podendo interrompê-la em qualquer momento, é ele quem avalia e quem marca os pontos que decide a luta. Não é permitido chutar nem dar socos nesta modalidade, caso o árbitro considere que tenha sido intencional, pode penalizar e até mesmo desclassificar o atleta. Segurar a faixa do oponente, evitar o combate fugindo para área de segurança são atos que podem gerar advertências (shidos) para os judocas, caso acumulem quatro shidos, o atleta recebe o hansokumake. Caso ocorra empate vence

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com