TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo de foco

Tese: Grupo de foco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Tese  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Grupo Focal (Focus Group): É um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido (até 12 pessoas), com o propósito de obter informação qualitativa em profundidade. As pessoas são convidadas para participar da discussão sobre determinado assunto. Análise de requisitos é uma etapa presente na fase de definição do software, independentemente do modelo de engenharia de software adotado. afirma que a engenharia de requisitos é formada por um conjunto de técnicas empregadas para levantar, detalhar, documentar e validar os requisitos de um produto de software. Assim, é possível definir a engenharia de requisitos como um campo da engenharia de software que visa a aplicação de técnicas de engenharia em métodos de análise de requisitos, que efetua a ligação entre a necessidade de informatização de processos e o projeto do software que atenderá a tais necessidades.

os dos principais metodos de comunicação usado pelo analista para obtenção das informações sobre o projeto e a up, e um dos metodos mais usados e bem aplausiveo pelo desenvolvedores de sistema,

O UP (Unified Process – Processo Unificado) é uma das metodologias de desenvolvimento de sistemas de software que vem obtendo destaque entre as demais. No entanto, mesmo no UP, a atividade de levantamento de requisitos ainda é um processo empírico, não considerando de forma sistemática a importância do foco nos objetivos do negócio. Neste contexto, evidencia-se a necessidade de maior aproximação entre o levantamento de requisitos de sistemas de softwares e as reais necessidades do negócio em processos ou metodologias de desenvolvimento.

propósito do UP, como qualquer outro processo de desenvolvimento, é determinar um conjunto de atividades necessárias para transformar requisitos em sistemas de software. Neste caso, utiliza a UML como linguagem para a modelagem dos artefatos de software produzidos ao longo do processo de desenvolvimento. O UP é fundamentado em três boas práticas: dirigido por caso de uso, centrado em arquitetura, iterativo e incremental. Os casos de uso definidos para um sistema são a base de todo o processo de desenvolvimento. A partir de uma perspectiva de gerenciamento, o ciclo de vida de software do UP é dividido em quatro fases seqüenciais (Concepção, Elaboração, Construção e Transição), sendo que cada fase refere-se a uma determinada meta a ser atingida ao longo do desenvolvimento.

As necessidades internas e externas para uma entrevista e O método de conversação fornece um meio de comunicação verbal entre duas ou mais pessoas. Sendo uma forma natural de expressar as necessidades, idéias e responder às perguntas, é bastante eficaz para identificar e compreender as necessidades do entrevistado. Proporciona a comunicação verbal entre um ou mais participantes e ajuda a comunicação eficaz com os mesmos. Esses métodos fornecem a maneira natural de expressar as necessidades e as idéias e identificar os requisitos do produto.

Questionário: Diferente da entrevista, essa técnica é interessante quando temos uma quantidade grande de pessoas para extrair as mesma informações. As questões são dirigidas por escrito aos participantes com o objetivo de ter conhecimento sobre opiniões das mesmas questões. São auto-aplicáveis pois o próprio informante responde, mais a sim com vantagens tem suas desvantagens tambem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com