TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo multiprofissional em terapia de nutrição

Projeto de pesquisa: Grupo multiprofissional em terapia de nutrição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional

Introdução:

Neste relatório encontra-se um estudo de caso, visando recuperar a saúde do paciente R.M.O, do sexo masculino, 59 anos, que apresenta câncer de esôfago.

O intuito da atuação da EMTN é auxiliar os profissionais responsáveis pela assistência aos pacientes internados na avaliação e administração da terapia de nutrição (TN) parenteral e enteral.

A EMTN é composta por vários profissionais da saúde, porém, é o enfermeiro quem vai informar a real situação do paciente, como: seu estado nutricional, emocional, como está evoluindo da doença e de como reage às medicações.

A EMTN juntamente com o enfermeiro vão definir a necessidade de uma terapia nutricional especial de acordo com as informações colhidas.

Objetivo:

Realizar uma terapia nutricional (TN) adequada onde se possa recuperar o estado nutricional, físico e psicológico do paciente, promovendo assim um bem estar melhor e digno para o mesmo.

Procedimento:

Realizar exames clínicos e laboratoriais para avaliar com precisão o quadro do paciente, para assim começar a elaborar a forma adequada de terapia nutricional.

Desenvolvimento:

A desnutrição proteico-calórica é frequentemente diagnosticada em pacientes portadores de câncer. Pequenas perdas de peso antes da terapia podem comprometer o estado nutricional do paciente. Por isto, a importância de uma avaliação nutricional antecipada e uma medida de intervenção preventiva tornam-se fundamentais.

A dieta oral pode melhorar a nutrição em pacientes que podem aceitá-la, mas requer formulações especiais face a alterações do trato gastrintestinal. A prescrição dietética apropriada pode atenuar necessidades mais complexas e custos. O sucesso da sua implementação requer instrução do paciente e de sua família pelo nutricionista.

Tipos

Suplementação via oral.

Terapia nutricional enteral.

Alimentação via oral.

Terapia nutricional enteral.

Objetivos

Evitar a perda de peso.

Atingir e manter o peso normal.

Substituir perdas de efeitos colaterais do tratamento (perda de fluídos e eletrólitos, diarreia, vômitos).

Proporcionar calorias adequadas, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

De acordo com o caso clínico do paciente, a EMTN juntamente com o enfermeiro decidiu que a melhor terapia nutricional para referido paciente é a suplementação via oral, devido ao seu grau de desnutrição.

Conclusão:

De acordo com resultado dos exames, clínico e laboratorial, a EMTN em comunhão com o enfermeiro, responsável por fazer anamnese, as informações necessárias do estado geral do paciente, foi realizado uma terapia nutricional adequada ao estado do cliente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com