TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo no Tratamento do abuso de Benzodiazepínicos

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E JURÍDICAS        

CURSO DE PSICOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS  

TURMA: A                PERÍODO: 6                 ANO/SEMESTRE: 2017/1

PROFESSORA: FERNANDA CERUTTI MACHADO

ACADÊMICO: LUAN FELIPE FRARÃO

Artigo: Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo no Tratamento do abuso de Benzodiazepínicos

Aspectos Gerais

        Os Benzodiazepínicos são uma das drogas mais receitadas no mundo, elas possuem uma ação relaxante e anticonvulsivante. O consumo expressivo pode ter sido devido ao fato de um período turbulento que identificamos nas ultimas décadas, uma diminuição da resistência para se tolerar o estresse, a pressão do marketing da indústria farmacêutica e também em alguns casos pela prescrição inadequada por parte do medico.

        Os Benzodiazepínicos são drogas hipnóticas e ansiolíticas que diminuem a ansiedade, moderam a excitação e tem efeito calmante, ela melhora a eficiência do sono, aumenta o tempo de sono e diminui o numero de despertares durante a noite. O uso prolongado ultrapassando 4 a 6 semanas pode levar a pessoa a desenvolver tolerância e dependência.

        Alguns dos efeitos colaterais mais comuns são as diminuições da atividade psicomotora, prejuízo na memória, desinibição paradoxal e também podem ocorrer depressão e distimia. O fato da diminuição da atenção também preocupa, levando em consideração o risco de acidentes de carro ou moto que podem ocorrer.

 

População Pesquisada

        O grupo é pacientes encaminhados pelo SUS, o mesmo é um grupo aberto, ou seja, pode ter a inserção de novos integrantes, no mês de novembro de 2011 (relato) estava com 17 participantes.

Técnicas Utilizadas

Treinamento de habilidades intrapessoais e interpessoais.

Identificação de situações de auto risco.

Reestruturação cognitiva.

Treinamento da assertividade

Treinamento de relaxamento

        Na primeira sessão foi introduzido um plano de trabalho, regras e normas. A apresentação dos membros e tem por objetivo deixar os pacientes confortáveis, que tenha certa interação entre si.

A segunda sessão foi usada para gerencias pensamentos sobre os benzodiazepínicos, vantagens e desvantagens do uso do medicamento baseado na experiência e relato breve de cada membro.

Na terceira sessão foi dedicada ao desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas, reconhecendo que esses problemas existem, mas que podem ser resolvidos. Técnicas de dramatização e discussão de grupo podem ser usadas também.

As sessões seguintes podem ser usadas para treinamento de habilidades sociais, utilizando de técnicas de comunicação, fazendo com que aconteça um diálogo. O terapeuta faz perguntas abertas de forma que favoreça a identificação de possíveis experiências em comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (298.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com