TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia Turistico

Dissertações: Guia Turistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PATRICIA VASCONCELOS SILVA FERREIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

OS CAMINHOS DRUMMONDIANOS

ITABIRA

2013

PATRICIA VASCONCELOS SILVA FERREIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

OS CAMINHOS DUMMONDIANOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino de Arte e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminário V, Professoras: Helenara Sampaio, Laura Célia S. Cabral, Andréia Zômpero e Juliana Fogaça Simm.

Tutora eletrônica: Antonieta Duarte Arrigoni

Tutor de sala: Vanderci Santos

ITABIRA

2013

O presente trabalho realizado neste semestre, tem como objetivo apresentar uma produção textual, referente O Museu de Território Caminhos Drummondianos demonstra a relação Drummond-Itabira em placas-poemas localizadas nos locais citados pelo poeta em suas obras.

Percorrer os caminhos é vivenciar a obra de Drummond diretamente relacionada a fatos, locais e personalidades de Itabira que fizeram parte da vida do poeta. Os pontos de maior atenção são: a casa onde Drummond morou, o Memorial projetado pelo arquiteto e amigo Oscar Niemeyer e o Centro Cultura,l Fazenda do Pontal, onde o poeta viveu parte de sua infância. Localização: Itabira - MG. Distância total: 7km. Grau de dificuldade: Fácil. Número de pessoas recomendado: Sem especificação.

Todo o roteiro dos Caminhos Drummondianos pode ser feito com acompanhamento de artistas locais que declamam os poemas tornando a visita ainda mais encantadora.

Os Caminhos Drummondianos têm como objetivo principal possibilitar um maior contato do público com a poesia de Drummond, bem como divulgar o turismo cultural em Itabira dentro do Circuito do Ouro e Estrada Real.

No dia 31 de outubro de 2009 foi entregue à comunidade o Projeto de Revitalização dos Caminhos Drummondianos, uma parceria entre a Vale e a Prefeitura Municipal de Itabira. As 44 placas foram reformuladas. Cada uma pesa, em média, 240 quilos e foram concebidas em ferro fundido. O novo layout foi desenvolvido por Léo Santana, artista plástico responsável pelo monumento em homenagem a Drummond em Copacabana.

ROTEIRO SOBRE OS CAMINHOS DRUMMONDIANOS:

OS CAMINHOS DRUMMONDIANOS

O Museu de Território Caminhos Drummondianos resgata a “Velha Itabira”, permitindo uma viagem pela obra do Poeta Maior. As placas com poemas referenciam os fatos, locais e personagens que fizeram parte da vida de Carlos Drummond de Andrade em Itabira ou nas lembranças de sua terra natal. Possibilitam, assim, um contato do público com a poesia Drummondiana, ao mesmo tempo em que mostra a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico local.

É formado por 44 pontos com poemas de Carlos Drummond de Andrade para melhor vivência do museu de território.

MUSEU DE TERRITÓRIO CAMINHOS DRUMMONDIANOS

Além de percorrer todo o Museu de Território Caminhos Drummondianos, trabalhando-se a interpretação dos poemas de Carlos Drummond de Andrade, os condutores turísticos trabalham diversos conteúdos como a atividade mineradora, vida de Drummond e dos principais personagens Itabiranos contemporâneos a ele. São visitados praticamente todos os atrativos do município, onde os visitantes podem aprofundar seus conhecimentos sobre Itabira e Drummond.

As intervenções dos Drummonzinhos também podem fazer parte da visita guiada aos Caminhos Drummondianos. Esses adolescentes e crianças recitam de forma teatral os poemas do Poeta Maior engrandecendo ainda mais a vivência no Museu de Território Caminhos Drummondianos.

FAZENDA DO PONTAL

A sede da Fazenda do Pontal, antiga Fazenda dos Doze Vinténs ou Fazenda dos Doze, pertenceu ao pai de Carlos Drummond de Andrade. Foi demolida pela Companhia Vale do Rio Doce na década de 1970 para construção da barragem de rejeito de minério e, posteriormente, foi reconstruída em seu local atual, próximo de onde se encontrava a fazenda no passado. A intenção de sua reconstrução era de que constituísse um espaço onde a população local e turistas pudessem reverenciar a presença de Drummond em sua cidade natal. Possui sala de exposição, auditório com capacidade para 38 pessoas e mirante. Integra o Museu de Território Caminhos Drummondianos com o poema “Infância”.

CASA DE DRUMMOND

O sobrado, também conhecido como Solar Dr. Pedro Guerra foi local onde o poeta Carlos Drummond de Andrade viveu parte de sua infânica e adolescência. A casa abriga o projeto de inclusão cultural “Drummonzinhos”, guias mirins da vida e obra do Poeta Maior. Essas crianças e adolescentes recitam de forma bastante teatral e lúdica diversos poemas de Carlos Drummond de Andrade.

O centro também abriga ensaios da Orquestra Jovem de Violões e Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, além de diversas oficinas de artesanato, música e teatro e eventos de Itabira. O sobrado integra o Museu de Território Caminhos Drummondianos com os poemas “Casa” e “Criador”.

MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

A essência do Memorial é manter viva a memória de Carlos Drummond de Andrade. Projetado pelo arquiteto e amigo pessoal de Drummond, Oscar Niemeyer, destaca-se pela sua bela forma e pelo acervo que guarda, símbolos da admiração dos conterrâneos pelo homem de alma itabirana.

O memorial abriga exemplares da obra de Drummond doados pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, pela Fundação Cultural do Banco do Brasil e por parentes do poeta. Objetos pessoais como sua velha máquina de escrever, prêmios literários, quadros e uma coleção de correspondências fazem parte de seu acervo, construindo o cenário da presença do filho desta terra. Integra o Museu de Território Caminhos Drummondianos com os poemas “Confidência do Itabirano” e “Edifício Esplendor”.

PLANO DE AULA

TEMA GERADOR: CAMINHOS DRUMMONDIANOS

FAIXA ETÁRIA: para crianças de 4 anos

DURAÇÃO: 1 aula

DISCIPLINAS CONTEMPLADAS: Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; e Ensino da Natureza e Sociedade.

CONTEÚDOS TRABALHADOS: Identidade e Autonomia- Interação com o meio

Linguagem Oral e Escrita- Desenvolvimento oral e ampliação do vocabulário.- Estudo e reconhecimento das letras e poemas.

Artes - Exploração e manipulação de materiais

OBJETIVOS:

• Compreender

• Desenvolver

• Criar

• Ajudar

• Explorar

• Realizar

• Reconhecer

• Expressar

• Propor

• Propiciar

• Confeccionar

METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO):

De início mostrar as fotos dos lugares onde vamos visitar, e explicar a história de cada local, a turma será divida em 4 grupos, cada grupo terá uma cor, que serão identificados pelos cordões, equipe vermelha, azul, amarelo, verde.

Leva-los ao Centro Cultural e apresentar a eles a Biblioteca Municipal e a estatua com o poema de Drummond na entrada. Depois vamos para a Fazenda do pontal onde poderão entrar na casa e conhecer os itens históricos que possui ali. Depois vamos para o Memorial e o Pico do Amor (mesmo local). Onde eles verão vários poemas de Drummond e objetos pessoais usados por ele. E no pico do Amor eles terão contato com uma visão panorâmica da Cidade junto a estatua de Drummond.

Cada grupo receberá uma foto diferente em um envelope que será identificado pela cor de cada grupo, com a foto dos lugares visitados, onde terão que montar um quebra cabeça. E cola-lo, para montar um cartaz que será exposto na escola.

Por fim um grande piquenique olhando para a vista linda da cidade.

RECURSOS UTILIZADOS:

• Ônibus, ou outro veiculo que comporte os alunos.

• Fotos dos lugares visitados.

• Folha Chamex

• Cola

• Cordão feito de retalhos de EVA com as cores vermelho, amarelo, verde azul.

• Maquina Fotográfica, para registrar o passeio;

• Lanche reforçado para o piquenique ( cada aluno traz o seu ).

AVALIAÇÃO:

A avaliação será por observar gestos, ações, movimentos, sons e palavras. Analisar o percurso e as necessidades específicas de cada um, se necessário intervir. Observar se os objetivos propostos foram alcançados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS:

Site: www.vivaitabira.com.br acesso 08/10/2013 10:45

ANEXOS

CENTRO CULTURAL CARLOS DRUMMOND

MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

FAZENDA DO PONTAL (CASA DE DRUMMOND)

ESTATUA DO POETA NO PICO DO AMOR

...

Baixar como  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »