TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia de Atividade

Por:   •  22/3/2016  •  Resenha  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 1 - O SURGIMENTO DA LÓGICA

UNIDADE 2 - ELEMENTOS DA LÓGICA

[pic 1]

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta unidade você será capaz de:

  • Definir o conceito de lógica;
  • Entender, Relacionar e citar a origem da lógica;
  • Identificar os elementos de Lógica;
  • Compreender o vocabulário básico que compõe a Lógica.

Antes de começar a desenvolver a atividade, Vá até seu Guia de Estudos, estude as Unidades 1 e 2 para resolver o que se pede.

Atenção: não será aceito nenhum tipo de plágio! Caso seja detectado este tipo de fraude, todos os envolvidos receberão a nota zero (0).

ATIVIDADE UNIDADE I:

[pic 2]

Platão

[pic 3]

Aristóteles

O uso da Lógica nos possibilita enxergar os raciocínios implícitos que permeiam o nosso mundo, seja em livros, em conversas, debates, filmes, entrevistas e até mesmo em nossos pensamentos. A lógica é a capacidade de desvelar, de desnudar o que está posto, seguindo regras para alcançar a verdade, isto é, a operacionalização ou juízo do pensamento.

Desde a antiguidade os filósofos se preocupam com a maneira que funciona o cérebro e o raciocínio do ser humano. Platão e Aristóteles foram pioneiros no processo de sistematização e organização do conhecimento criando duas formas complementares de raciocínio.

Sendo assim:

Questão I. Identifique o modelo de pensamento difundido por cada um dos filósofos acima (2 pontos).

Platão acreditava que através do diálogo ou conversa os envolvidos pudessem, através de discussões, chegar à mesma ideia ou pensamento.

Aristóteles concluiu que a dialética não era segura, pois a escolha de uma opinião contra a outra não assegurava encontrar a coisa investigada.

Questão II. Explique com suas palavras as principais características de cada modelo (2 pontos).

Platão acreditava que existem quatro formas ou graus de conhecimento, que são: a crença, opinião, raciocínio, e indução.

Já Aristóteles diz que existem seis formas ou graus de conhecimento, que são: a sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio, e intuição.

Questão III. Explique com suas palavras o que diferenciava um modelo do outro (3 pontos).

Platão passou a ideia de que as pessoas têm características diferentes, tamanho, peso, cor, pensamento e tudo. Platão defendia o inatismo, nascemos com princípios racionais e ideias inatas. A origem das ideias segundo Platão é dada por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascermos, passamos para ter as ideias assimiladas em nossa mente.

Aristóteles opõe-se a Platão e a sua teoria das ideias. Ele é considerado o criador do pensamento logico. O filosofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, as ideias são adquiridas através da experiência.

ATIVIDADE UNIDADE II:

[pic 4]

Figura: Corrupção na Petrobras

Fonte: http://thoth3126.com.br/petrobras-ex-diretor-faz-acordo-e-denuncia-corrupcao-bomba/ 

Um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil foi desmantelado e tornado público em 2014 pela Policia Federal, onde era usado a maior empresa brasileira, a PETROBRAS, como mecanismo de cobrança e partilha de propinas em contratos de prestação de serviços, e que beneficiou diretamente políticos e partidos aliados ao governo.

Alguns estudiosos dizem que a corrupção está enraizada na sociedade brasileira, e independente da veracidade dessa afirmação, crie:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (104.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com