TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênero Textual Do Agrupamento Do Narrar Linguagem Corporal

Artigo: Gênero Textual Do Agrupamento Do Narrar Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 5

A interdisciplinaridade promove um momento singular, aquele em que exige uma reflexão profunda e sincera sobre nossas crenças. Sendo um termo que não tem significado único, mas em todos eles percebemos implícita uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca da totalidade do conhecimento. E mais a interdisciplinaridade promove um momento singular, aquele em que exige uma reflexão profunda e sincera sobre nossas crenças em como se processa o conhecimento. A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante da informação, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, uma procura do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Segundo Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.

Assim a concepção de interdisciplinaridade convida a uma nova concepção do homem e do conhecimento, promovendo a troca de metodologia entre as disciplinas, isso ocorre quando todas as disciplinas desenvolvem as mesmas competências e habilidades do educando estabelecendo relações entre si, indubitalvemente estarão trabalhando a nova concepção de interdisciplinaridade, pois na associação de disciplinas é que se pode desenvolver o raciocínio, o pensamento e o sentimento dependendo da maneira de como eles forem trabalhados na sala de aula. De uma forma sucinta delineamos a interdisciplinaridade uma questão de extrema importância, pois é por meio dela que é possível dar um passo rumo ao despertar do saber do sabor pelo aprender. Assim, estaremos aptos a compreender que todas as disciplinas têm a mesma importância quando estão envolvidas, comprometidas em desenvolver as mesmas competências e habilidades em nossos educandos. Por tanto, é o comprometimento que caracteriza um projeto interdisciplinar.

Estamos certos de que por meio das atividades interdisciplinares que permeiam todas as nossas obras os educandos poderão vivenciar enormes desafios e adquirem uma formação plena que os tornará cidadãos críticos, analíticos, criativos, pensantes, flexíveis, adaptáveis e humanistas. A interdisciplinaridade ocorre quando as disciplinas das diversas áreas do conhecimento unificam-se em torno de um único objetivo comum. Assim, sendo, é possível obter uma visão que pressupõe que para aprender o aluno precisa compreender o todo. Desta forma, através de eixos temáticos são desenvolvidas atividades que se integram entre as disciplinas, oferecendo aos educandos uma visão mais globalizada e ampla do conhecimento. Além disto, desenvolve se também, diversas competências dos alunos, entre elas: A correlação de fatos e o estabelecimento de parâmetros entre as disciplinas. A metodologia do trabalho interdisciplinar supõe atitude e método, envolvendo integração de conteúdos; passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, ponderando sobre o estudo e a pesquisa, a partir do apoio das diversas ciências. Além disso, o ensino-aprendizagem é centrado no olhar de que aprendemos ao longo de toda a vida. Articular, saber, informação, experiência, meio ambiente, escola, comunidade etc., tornou-se, atualmente, o objetivo da interdisciplinaridade que se manifesta, por um fazer coletivo e solidário na organização da escola. E O ensino baseado na interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem estruturada rica, pois, os conceitos estão mais organizados em torno de unidades globais promovendo a interação entre as diversas disciplinas.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR DA MUSICA SOPA DE NENÉM (PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS).

• Tema: Alimentos e Os números

• Conteúdo: Alimentos, estudo dos números e conhecendo o alfabeto.

• Objetivos:

-Identificação dos alimentos por meio da musica.

-Desenvolver hábitos saudáveis nos alunos.

-valorizar a importância de uma alimentação saudável.

- Identificação dos números por meio da canção.

- Desenvolver a oralidade e a escrita.

-estudando o alfabeto.

• Metodologia da ação pedagógica:

 1° Momento: Ensino e Alfabetização II

- Escuta da canção sopa de neném.

- Conversa informal sobre a música.

-conhecendo o alfabeto.

-Sopa das letras.

-Conhecendo os alimentos: pintando as vogais e circulando as consoantes..

-Escrita na lousa de um trecho da musica para facilitar a compreensão das crianças, identificando as vogais existentes nas palavrinhas.

 2° Momento: Ensino da Matemática na Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com