TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Bacterianos: Vibrio Sp. E Espiroquetas

Artigos Científicos: Gêneros Bacterianos: Vibrio Sp. E Espiroquetas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução:

Para uma bactéria, o corpo humano é um conjunto de nichos ambientais que fornece calor, umidade e os alimentos necessários para o seu crescimento. As bactérias adquiriram traços genéticos que as capacitaram entrar (invadir) no ambiente, permanecer em um nicho (aderir ou colonizar), ganhar acesso às fontes alimentares (enzimas degradativas) e escapar das respostas imunes e não imunes protetoras do hospedeiro. Infelizmente, muitos dos mecanismos que as bactérias usam para manter seus nichos e os produtos do crescimento bacteriano (p. ex., ácidos, gás) causam dano e problemas para o hospedeiro humano. Muitos destes traços genéticos são fatores de virulência, que aumentam a habilidade da bactéria de causar doença. Embora muitas bactérias causem doença por destruírem diretamente os tecidos, algumas liberam toxinas, que são disseminadas pelo sangue e causam ampla patogenicidade.

1.1) Patogenicidade das bactérias

As bactérias podem utilizar mecanismos específicos para aderir e colonizar diferentes superfícies do corpo. Se as bactérias forem capazes de aderir aos revestimentos celulares epiteliais ou endoteliais da bexiga, intestino e vasos sanguíneos, não poderão ser eliminadas e esta aderência permitirá que colonizem o tecido causando lesão. Produtos do metabolismo resultante do crescimento bacteriano, especialmente da fermentação, incluem ácidos, gás, e outras substâncias que são tóxicas para o tecido. Além disso, muitas bactérias liberam enzimas degradativas para decompor o tecido, fornecendo desse modo alimento para o crescimento do microrganismo e promovendo a disseminação da bactéria. As doenças resultam do dano ou perda de tecidos e funções dos órgãos, ou ainda do desenvolvimento da resposta inflamatória do hospedeiro. Os sinais e sintomas de uma doença são determinados pela função do tecido afetado. As respostas sistêmicas são produzidas pelas toxinas e citocinas produzidas em resposta à infecção. A gravidade da doença depende da importância do órgão afetado e da extensão do dano causado pela infecção. Infecções do sistema nervoso central são sempre graves.

2. Gênero Vibrio sp.

Os gêneros Vibrio e Aeromonas formam o segundo principal grupo de bacilos Gram negativos, anaeróbios facultativos, fermentadores. Estes microrganismos foram classificados juntos na família Vibrionaceae e foram separados das Enterobacteriaceae baseado na reação positiva para oxidase e na presença de flagelo polar. Esses microrganismos também foram classificados juntos, não só por serem encontrados principalmente na água, mas também por serem capazes de causar doença gastrointestinal. Entretanto, as técnicas de biologia molecular estabeleceram que esses gêneros possuem uma relação distante e, portanto, pertencem a famílias distintas. Vibrio e Aeromonas são agora classificados nas famílias Vibrionaceae e Aeromonadaceae, respectivamente. Apesar desta reorganização taxonômica, é apropriado considerar estas bactérias juntas, pois a epidemiologia e a variedade de doenças que causam são similares.

Vibrio sp.

O gênero Vibrio tem passado por numerosas mudanças nos anos recentes, com um número menor de espécies descritas ou reclassificadas. Atualmente, o gênero é composto de 76 espécies de bacilos curvos. Algumas espécies estão associadas a doenças em humanos, porém três espécies ( tabela 1) são patógenos humanos particularmente importantes : Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus e Vibrio vulnificus.

2.1) Características morfológicas e fisiológicas

Gram-negativas, Forma de bastonetes (bacilos), Flagelos Anaeróbios facultativos e Fermentadores.

2.1.1 ) Epidemiologia

O Microrganismo é encontrado em ambientes marinhos e estuários ao redor do mundo (incluindo toda a costa dos Estados Unidos); associado com crustáceos quitinosos microrganismo pode se multiplicar livremente na água. Níveis bacterianos em águas contaminadas aumentam durante os meses quentes e a disseminação ocorre pelo consumo de água e alimento contaminados, a disseminação direta pessoa a pessoa é rara, pois a dose infectante necessária é alta, uma vez que o microrganismo é sensível à acidez do estômago.

2.2) Patógenos

• Vibrio parahaemolyticus

Bacilos Gram negativos, curvos, fermentadores, anaeróbios facultativos, necessitam de sal para seu crescimento. Produção de hemolisina direta termostável (TDH; hemolisina Kanagawa) associada a cepas patogênicas. A maioria das infecções sintomáticas é uma diarreia autolimitada. O diagnóstico é realizado a partir de cultura de amostras de fezes.

• Vibrio vulnificus

Bacilos Gram negativos, curvos, fermentadores, anaeróbios facultativos, necessitam de sal para seu crescimento. Virulência associada à presença de cápsulas polissacarídicas e enzimas hidrolíticas. Alta mortalidade associada à septicemia primária e infecções em feridas, particularmente em pacientes com doença hepática subjacente. Infecção associada com a exposição de ferida à água salgada contaminada ou com a ingestão de frutos do mar malcozidos. O diagnóstico é feito por meio de Cultura de feridas e sangue e o tratamento se dá através de antibióticos minociclina.

• Vibrio cholerae – Cólera

3. Gênero Espiroquetas

1. Introdução:

Para uma bactéria, o corpo humano é um conjunto de nichos ambientais que fornece calor, umidade e os alimentos necessários para o seu crescimento. As bactérias adquiriram traços genéticos que as capacitaram entrar (invadir) no ambiente, permanecer em um nicho (aderir ou colonizar), ganhar acesso às fontes alimentares (enzimas degradativas) e escapar das respostas imunes e não imunes protetoras do hospedeiro. Infelizmente, muitos dos mecanismos que as bactérias usam para manter seus nichos e os produtos do crescimento bacteriano (p. ex., ácidos, gás) causam dano e problemas para o hospedeiro humano. Muitos destes traços genéticos são fatores de virulência, que aumentam a habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com