TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILITANDO muita aparência, muitas maneiras e um grande desafio

Seminário: HABILITANDO muita aparência, muitas maneiras e um grande desafio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  Seminário  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do livro: INCLUSÃO muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio

Devemos incluir os alunos com necessidades especiais de forma completa ao nosso alcance, tanto na questão do aprendizado, que e dar possibilidade para ele aprender como na questão social, proporcionando a convivência tranquila entre o aluno com necessidades especiais e os considerados normais para que aja interação, evitando o preconceito e que ele se sinta capaz.

Os alunos que possuem algum tipo de restrição tanto motora como comportamental conseguem realizar e / ou aprender o que for proposto mas em ritmo mais lento. Quanto mais cedo começar reeducação psicomotora do individuo melhor será o comportamento dele na escola e com a família, em alguns casos necessita de um profissional para ensina-lo a reeducação e deve-se tomar as devidas atenções com o tempo, ambiente, tipo de necessidade e faixa etária do individuo, proporcionando a ele, entre outras coisas, confiança e prazer em aprender.

Para se trabalhar música precisa-se de noção de pulso e ritmo e também precisa ser vivenciada com o corpo. O Método Dalcroze foi criado por Emille Jaques Dalcroze que se caracteriza pela realização expressiva do ritmo através dos movimentos corporais, para ele a musica deve ser um treinamento que reintegre corpo e mente.

É um pouco difícil a aceitação da família quando chega uma criança especial, por este motivo devem ser bem preparados para superar o choque, precisa ser trabalhado o vinculo afetivo e principalmente o apoio de um profissional e também de outras famílias que tiveram filhos especiais para que os ajude a lidar com a situação. A forma como a família recebe a noticia também pode influenciar em uma melhor aceitação ou ate mesmo na negação.

O professor da pessoa com necessidade especial tem que trabalhar com ele a independência com finalidade de trabalhar a cognição, sua inteligência que existe, mas com ritmo lento. Assim como o professor de educação física que também tem um papel muito importante, pois a educação física auxilia na sua socialização.

A escola não deve apresentar déficits quantitativos e qualitativos, ela é o meio onde a criança retira recursos para atuar através das condutas educativas disponíveis a ele. O ambiente escolar deve ser planejado e estruturado. Precisa-se interagir a família com a escola para uma boa vivência social.

É importante capacitar toda a equipe de funcionários da escola para o trabalho com crianças com necessidades especiais, pois facilita o conhecimento e habilidade na prática de ensino e melhora a confiança do profissional quando tiver que lidar com este aspecto. Enquanto as práticas educacionais usadas com as pessoas com necessidades especiais é fundamental que valorize o individuo conhecendo ou não suas capacidades e incapacidades. A esperança da educação especial é de que o individuo possa participar livremente dos aspectos sociais, religiosos, estéticos e científicos de sua cultura ate os limites da sua capacidade.

O educador inclusivo tem que ser responsável para garantir ao indivíduo o direito a educação, transmitir conhecimento e também afeto, precisa estar disposto a conhecer os procedimentos pedagógicos atuais para avaliar as mudanças necessárias de métodos de recursos específicos, tem que procurar saber da vida familiar deste aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com