TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPERCOLESTEROLEMIA

Casos: HIPERCOLESTEROLEMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Contéudo

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................

1.1 O que é Hipercolesterolemia ?.........................................................................

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................

2.2 Causas....................................................................................................................

2.2.1 Causas Secundárias..............................................................................................................................

2.3 Sintomas.......................................................................................................................

3. DIAGNÓSTICO..............................................................................................

4. PREVENÇÃO...............................................................................................

5. TRATAMENTO...............................................................................................

5.1 Dieta......................................................................................................................

5.2 Medicamento....................................................................................................

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar de uma forma objetiva e clara o significado e a importância da hipercolesterolemia. Uma doença genética caracterizada por níveis elevados de colesterol total e das lipoproteínas de baixa densidade (LDL).

Essa doença é relativamente benigna nos heterozigotos, que correspondem a cerca de 1 em cada 500 indivíduos. Apesar disso, exige cuidados com a alimentação, atividade física orientada e acompanhamento médico.

Denomina-se hipercolesterolemia, a elevação do colesterol total, em geral representada pelo aumento do LDL-colesterol (SANTOS, 2001). Outras frações do colesterol, como as lipoproteínas (VLDL, IDL, HDL, quilomícrom), estão envolvidas na gênese desta patologia.

A hipercolesterolemia pode ser atribuída a um dos quatro fatores: desordens do metabolismo lipídico, dieta, doenças hiperlipidêmicas e efeito de drogas.

Existem duas fontes de colesterol no intestino: a exógena, proveniente da ingestão de alimentos, e a endógena, produzida pelo fígado passando pelo intestino delgado junto com a bile. A redução da absorção de colesterol faz aumentar sua síntese no fígado, mas também aumenta o número de receptores/LDL, assim, diminui os valores totais e os de LDL-colesterol, mantendo inalterado o valor de HDL-colesterol (COSTA et al., 2000).

Hipercolesterolemia pode estar associada a outras doenças, incluindo, as endócrinas, renal e desordens hepáticas. Freqüentemente, o alto colesterol é identificado depois do diagnóstico da doença, como por exemplo, no diabetes e na síndrome nefrótica. Entretanto, no hipotiroidismo, a hipercolesterolemia é identificada primeiramente, pois há um acúmulo de LDL-colesterol devido ao decréscimo do número correspondente de receptores hepáticos para a LDL-colesterol (SANTOS et al.,2001). Em pacientes com formas de hipercolesterolemia secundária deve-se tratar a doença primária antes (BERTOLAMI, 2000).

Estudos patológicos têm mostrado que placas de ateromas contém significantes níveis de colesterol e são identificados como partículas lipídicas aterogênicas de LDL-colesterol (BERTOLAMI, 2000).

1.1 O que é Hipercolesterolemia ?

A hipercolesterolemia por si só é silenciosa. Os sintomas costumam ser das doenças consequentes a ela, como um infarto agudo do miocárdio. Alguns tipos de hipercolesterolemia levam à alterações físicas específicas: xantoma (lesões encontradas na pele sob a forma de nódulos ou placa, devido ao acúmulo de colesterol em macrófagos), xantelasma palpebral (manchas amarelas ao redor dosolhos) e arco senil (descoloração branca ao redor da córnea). A hipercolesterolemia é um dos fatores envolvidos no desenvolvimento daaterosclerose. Esta pode se expressar através de várias complicações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Causas

A hipercolesterolemia familiar é causada por um defeito genético no cromossoma 19. O defeito torna o organismo incapaz de remover o colesterol LDL da corrente sanguínea. Isto resulta em níveis consistentemente elevados de LDL no sangue, o que leva à aterosclerose precoce.

A condição é normalmente transmitida através de famílias de forma autossômica dominante. Isso significa que você só precisa obter o gene anormal de um dos pais a fim de herdar a doença. Uma pessoa que herda uma cópia do gene é considerado, Äúheterozygous., AU.

Em casos raros, a criança pode herdar o gene de ambos os pais.

Os indivíduos que herdam dois genes são considerados, Äúhomozygous., AU hipercolesterolemia familiar homozigótica é muito mais grave.

Os níveis de colesterol pode ser superior a 600mg/dL, aumentando consideravelmente o risco de ataques cardíacos e doenças cardíacas.

O colesterol elevado no sangue - a hipercolesterolemia - é muito mais do que uma das causas da ateroesclerose , que leva ao estreitamento e ao entupimento das artérias coronárias. O colesterol em excesso é o alicerce de todo este processo. Qualquer um pode vir a ter níveis elevados de colesterol no sangue, independente de idade, sexo, ou raça. Mas como esta alteração não determina sinais ou sintomas , as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com