TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPERCOLESTEROLEMIA

Artigo: HIPERCOLESTEROLEMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É COLESTEROL?

A formação do colesterol envolve uma série de reações bioquímicas complicadas, que começam com a expansão da molécula de dois carbonos Acetil Coenzima A: Acetil Coenzima A (C2) --> mevalonate (C6) --> pirofosfato de isopentenil --> esqualeno (C30) --> colesterol (C27). O colesterol é produzido primeiramente no fígado (aproximadamente mil miligramas por dia), mas também é produzido por células que revestem o intestino e por células individuais do corpo.

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol. TIPOS DE COLESTEROL

LDL  As lipoproteínas de baixa densidade, define-se como mau colesterol, uma vez que as lipoproteínas plasmáticas de baixa densidade transportam o colesterol do fígado para a corrente sanguínea, favorecendo a sua acumulação nos órgãos e tecidos.

HDL  As lipoproteínas de alta densidade, são responsáveis pelo transporte do colesterol em excesso, da corrente sanguínea para o fígado, onde é catabolizado, impedindo assim o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

HIPERCOLESTEROLEMIA

Defini-se hipercolesterolemia os níveis de colesterol no sangue, ou seja, colesterol total acima de 240mg/dL e/ou LDL-colesterol acima de 160mg/dL. A hipercolesterolemia é caracteriza pelo aumento do colesterol total circulante no sangue e pode ser associada à obesidade, alta ingestão de alimentos ricos em colesterol, baixa ingestão de fibras devido à alimentação inadequada ou ainda ser um problema de ordem genética, manifestado por maior produção endógena de colesterol.

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR (HF)

A Hipercolesterolemia Familiar (HF) é uma doença genética do metabolismo das lipoproteínas cujo modo de herança é autossômico codominante e que se caracteriza por níveis muito elevados do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL-c), e pela presença de sinais clínicos característicos, como xantomas tendíneos e risco aumentado de doença arterial coronariana prematura. O fenótipo clínico de HF é geralmente decorrente de defeitos no gene LDLR, que codifica o receptor de LDL.

Diagnósticos Clínicos da FH

• sinais clínicos de depósitos extra vasculares de colesterol;

• taxas elevadas de LDL-c ou colesterol total no plasma;

• história familiar de hipercolesterolemia e/ou doença aterosclerótica prematura;

• identificação de mutações e polimorfismos genéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com