TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA QUIMICA

Casos: HISTORIA DA QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

História da Química

A história da química se inicia com o surgimento do universo e dos seres vivos, para o cristianismo, a partir de um Deus todo poderoso que está no controle de tudo. Já para os cientistas e historiadores o planeta começa a existir há dezesseis bilhões de anos atrás com o Big Bang e a nucleossíntese, originando elementos como o hidrogênio, o hélio e outros. A partir deste fenômeno se inicia a criação do universo.

A partir da pré-história é que a humanidade começa a ter uma maior interação com os fenômenos químicos. A química técnica divide-se em três polos principais: o fogo, a metalurgia e a química doméstica. O fogo foi uma das descobertas que mais revolucionou a vida do homem, a principio a humanidade utilizou o fogo como uma fonte de luz e de energia para transformações de materiais e preparo de alimentos, além disso, passou a ser utilizado como uma arma de auto defesa. Na metalurgia, a química começa com a transformação de um mineral em metal. A partir da química domestica foram criadas tintas a base de plantas, bebidas, medicamentos, e outras invenções.

A história da química se cruza com as teorias de grandes filósofos da humanidade, como Tales de Mileto, Heráclito, Zenão de Élea, Pitágoras, Demócrito, entre outros. Estes grandes pensadores fizeram parte da evolução da química durante muito tempo, pois eles foram responsáveis por estudos e pesquisas feitas em suas épocas que influenciaram estudos químicos que são utilizados até hoje.

Os componentes básicos do universo segundo a teoria dos quatros elementos são: a terra, água, ar e fogo. Cada um desempenha uma propriedade: o calor, frio, umidade e secura. Atualmente os elementos químicos significam o conjunto de átomos com o mesmo número atômico.

A alquimia é uma ciência antiga e tradicional, de grande repercussão na Idade Média e Renascença, que chegou até nossos dias. A maioria dos alquimistas tinha por finalidade conseguir a transmutação dos metais comuns em ouro, buscando a pedra filosofal. Almejavam também o Elixir da Longa Vida, ou Panacéia Universal, que seria a substancia capaz de curar todas as doenças e até mesmo permitir a vida eterna.

A alquimia é a ciência baseada no conhecimento elaborado através da experimentação e do trabalho acumulado por centenas de anos, por inúmeras gerações de pesquisadores. Suas práticas envolvem trabalhos de laboratório e manuseio de substâncias. Grande parte das substâncias, das técnicas e dos equipamentos empregados atualmente pelos químicos, foram descobertos e desenvolvidos pelos alquimistas.

Os alquimistas nada mais eram que os cientistas dos dias de hoje. Eram grandes pesquisadores e estudiosos que se dedicavam a procura de respostas para dilemas da humanidade, além de saciar suas curiosidades. Os alquimistas nos deixaram um grande legado de conhecimento na área química e foi através de estudos iniciados por eles que importantes descobertas foram feitas e vieram a auxiliar a humanidade.

Considera-se que a Química se originou da evolução da Alquimia. Porém, na verdade, a Química se originou da evolução da Espagíria, a Química Medieval. A Espagíria era uma mistura da Alquimia com os diversos processos químicos empíricos, desenvolvidos desde a antiguidade, abrangendo a confecção de medicamentos, tinturas, bebidas, sabão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com