TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DO DESIGN E DO IMOBILIÁRIO

Por:   •  23/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Curso de Design de Interiores

1 e 1 são 3 – Hugo Sigaud

São Paulo

2017

Universidade Paulista

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia

Curso de Design de Interiores

Andréa Martines Moreira de Sousa

RA: C85GCJ-5

Andressa Sabrina Silva Assis

RA: C956CB-0

Indaiá da Graça Carmo

RA: D022HE-2

Maria das Dores Camargo Martins

RA: C94JJJ-4

Milena Sara da Silva

RA: C980AJ-0

Thais Helena da Silva Barros

RA: B563AA-2

Trabalho apresentado a disciplina de Projeto do Objeto, na Pesquisa do curso de Designer de Interiores, Sob a Orientação do Professor João Ricardo Caldeira.

São Paulo

2017


SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Hugo Sigaud        5

3.        “1 e 1 são 3 ”– Banco Esqueleto        6

4.        A Importância do Design no Desenvolvimento de Produtos        7

4.1        Conceito de Design        7

4.2        Custo-benefício        7

5.        Conclusão        9

6.        Fontes        10

7.        Referências Bibliográficas        11


  1. Introdução

Neste trabalho, são analisadas características do design do banco 1 e 1 são 3. Esse banco foi projetado pelo arquiteto e designer Hugo Sigaud (1992) no ano de 2012, quando ainda era estudante de design na Faculdade Belas Artes.

Com a intenção de reaproveitar materiais, os alunos da Faculdade Belas Artes que mais se destacaram nos semestres foram convidados a ingressar em um projeto do Studio Grid, o banco esqueleto 1 e 1 são 3 é a primeira obra do projeto 'Desconstruir Construir'. A partir de materiais de descartes das indústrias os alunos desenvolveram este projeto que nos chamou a atenção pela simplicidade e funcionalidade. A proposta do projeto é conscientizar que não precisamos comprar móveis caros para serem bonitos, com materiais de reaproveitamento e nenhum custo esse banco foi criado e fabricado.


  1. Hugo Sigaud

Aluno da faculdade Belas Artes o Jovem se destacou entre os demais alunos e logo recebeu convite do Studio Grid, que em conjunto com a faculdade seleciona os melhores alunos para desenvolverem projetos; Ao perceber a oportunidade que lhe fora dada, Hugo Sigaud (1992) não pensou duas vezes, colocou a mente para trabalhar e com a ajuda de amigos da faculdade logo desenhou sua primeira peça que foi o “Banco Esqueleto 1 e 1 são 3”, a partir dos materiais disponibilizados foi feito o projeto de um banco sem custo nenhum, pois a principal matéria prima, era material de descarte e a confecção do banco foi toda no laboratório da faculdade, gerando então um banco agradável bonito e de custo Zero.

Com o potencial desse rapaz logo as oportunidades surgiram, aos 20 anos já fazia palestras e exposições de suas peças, foi premiado e desde 2012 tem seu escritório onde desenvolve peças belíssimas. Atualmente ocupa o cargo de diretor de arte da Veromobili, e também de curador da primeira feira urbana de design de São Paulo, o Pátio Design, na unibes cultural.


  1. “1 e 1 são 3 ”– Banco Esqueleto

Com a iniciativa do Studio Grid em convidar alunos de destaque em curso da Faculdade Belas Artes, deram início ao projeto que hoje marcou a carreira de Hugo Sigaud (1992), A ideia principal era usar materiais de descarte para fazer arte, com isso os alunos desenvolveram o Banco 1 e 1 são 3, com materiais descartados pela indústria automotiva, chapas de madeira compensado, que seriam inutilizados, deram o toque para o projeto de Hugo Sigaud (1992).

Essas chapas eram usadas para suporte dos rolos de película automotiva, e o Studio Grid com parceria com esses industriários conseguiu esse material se custo algum, ajudando no desenvolvimento, e tornando assim um projeto de custo zero, pois, as ferramentas usadas para execução do banco foi toda da instituição em que os alunos estudavam, então os alunos desenharam e confeccionaram o projeto desde o primeiro rabisco.

O acabamento dos bancos foi apenas lixar, e passar uma seladora, para que os bancos não perdessem a originalidade que foi proposta desde o princípio do projeto, de aproveitar materiais de descarte, se o acabamento fosse prioridade o projeto não teria o mesmo efeito.

Atualmente os bancos confeccionados ficam expostos na Faculdade Belas Artes como incentivo aos alunos que ainda estão ingressando neste mercado tão revigorante que é ser Designer.


  1. A Importância do Design no Desenvolvimento de Produtos

O design é fundamental para agregar valor e criar uma identidade visual para produtos, serviços e empresas. Os principais aspectos incorporados pelo design são: inovação, confiabilidade, racionalização, evolução tecnológica, padrão estético. Os produtos japoneses, italianos e alemães, conquistaram reconhecimento internacional e pela qualidade e design. Este último componente conferiu aos produtos uma linguagem própria, reflexo dos traços culturais do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com