TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Trabalho Universitário: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 13

Somos Feitos de Tempo

Constrói-se o mundo através de registros, de histórias. Ela é responsável por se saber um pouco do que nos tornamos a cada dia. Tudo gira em torno do passado, presente e futuro. Tentamos hoje fazer com que erros não sejam novamente cometidos e a experiência do que já foi vivido gere bons frutos futuros. Tudo que foi feito, presenciado hoje poderá mudar o nosso amanhã. Essa talvez seja a essência da humanidade. Não existe sociedade sem história. Só se é uma sociedade quando se há raízes fundamentadas em ações concretas. Quando há onde se inspirar, onde há cultura, educação.

Educação... Sim! Esta não poderia ter caminho diferente. A Educação seguiu juntamente a sociedade moldando-a, formando opiniões e muitas vezes (isso pra não dizer sempre) através de quem a gerenciava. Já vivemos em uma sociedade em que mais da metade da população era analfabeta, sem acesso a estudo, ou seja, mais da metade dessa mesma sociedade excluída do seu próprio meio, excluída da história.

Mas somos feitos de tempo, novos tempos! Ouve a democratização dessa mesma educação e todos, teoricamente, passaram a ter os mesmos direitos. Todos agora somos chamados “cidadãos”. Podemos até mesmo votar!É assim que se constrói uma sociedade, uma história, um novo rumo! E sim! Somos feitos de tempo, de experiência vivenciada, de educação, de cultura. Busca-se fazer o melhor tentando não mais tropeçar nos acontecimentos anteriores, busca-se construir uma sociedade feita de “raízes” bem fundamentadas.

A preservação da memoria histórica

Os acontecimentos passados, a prática de vida da sociedade e as experiências adquiridas no decorrer dos tempos, nos informam de diversas situações de como a história é passada de geração a geração. Cada região assimila de diversas formas a herança cultural do passado, cujos interesses políticos e sociais são capazes de transformar o meio em que se vive. Daí a importância da reconstituição da história, nos fazendo pensar em pontos positivos e negativos de cada geração, adequando essa cultura histórica compreendendo o presente e o futuro.

O tempo transmite memórias e experiências, constrói fatos e os fundamenta, modifica ideias e significados estabelecendo mudanças necessárias para a história da educação sociopolítica e cultural. Com o avanço e os estudos a história pode ir se modificando, tomando formas novas sendo vistas de ângulos diferentes, aparecendo assim novas versões da mesma história sem perder a essência.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA

A Reforma protestante provocou revoluções sociais, que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Este novo período destacou-se por um período econômico. Os religiosos tinham uma visão reprovada pela prática de recebimento de valores para a construção da igreja católica em Roma. Tal processo teve inicio no século XVI. Ela foi para a sociedade uma tentativa de novos valores, pois, Martinho Lutero defendeu suas teses mostrando a necessidade da Reforma da Igreja Católica.

Segundo Lutero, “A única coisa que salva o homem é a fé. Sem ela, de nada valem as obras de piedade, os preconceitos e as regras. O homem está só diante de Deus, sem intermediários”.

A contrarreforma caracterizou-se por um conjunto de medidas destinadas a combater o Protestantismo, através da educação da catequese e da Inquisição. No ano de 1534, com o apoio do Papa Paulo III, Inácio de Loyola fundou a companhia de Jesus, com o objetivo servir e de lutar pela Igreja Católica para combater o crescimento protestante. O papa convocou um concilio na unidade de Trento, o qual tinha o objetivo de garantir a fé católica e a disciplinar eclesiástica.

Após a Reforma os Jesuítas organizaram-se e exploraram terras a procura de novos seguidores da contrarreforma. Em 1549, chegaram ao Brasil e implantaram a primeira escola, sendo início de um processo da escolaridade básica, enfrentaram muitos desafios até se estruturarem no novo continente. A Contrarreforma caracterizou-se principalmente, por uma energia, uma reação contra o pensamento crítico.

Ação dos jesuítas foi de grande importância para a reforma católica, pois, era a principal fundação religiosa criada por Inácio de Loiola, onde seus membros não viveriam isolados do mundo somente rezando, mas prestando um serviço essencial ao pontificado com suas missões, a formação do clero, os exercícios espirituais, e a educação dos jovens na propagação da fé católica e no ensino da sua doutrina. No Brasil os jesuítas chegaram em 1549, com objetivo de converter as populações indígenas do território colonial à religião cristã. Assim criaram as ações que combinavam trabalho e religiosidade. Também eram responsáveis pela educação no país, criando as primeiras instituições de ensino do Brasil Colônia. Dessa maneira todo conhecimento laico da época era controlado pela igreja.

Desde o começo esta organização de ensino já sofria com falta de estrutura e investimento, pois a educação era voltada para a elite dominante e exploradora, onde a ideia básica é que a educação era apenas para alguns e o demais não precisariam aprender. O período colonial e o monárquico caracterizaram-se por um modelo de importação de pensamento, favorecidos pelos patriarcas, eram formas de pensamento e ideias dominantes na cultura medieval europeia feita através da obra dos jesuítas. Dessa maneira a classe dominante era dona do ensino e dos meios de conhecimento. Isso implicou no modelo aristocrático de vida presente em nossa sociedade colonial e depois na corte de Dom Pedro.

São dois os fatores fundamentais na organização do modelo educacional do Brasil: ¨a organização social (“...) e o conteúdo cultural que foi transportado para a colônia através da formação dos padres da companhia de Jesus” (Romanelli, 2005:33).

O direito a educação só era dado aos donos de terra e aos senhores de engenho, mesmo assim em minoria, pois, os filhos primogênitos as mulheres e eram excluídos. O ensino era limitado a uma parte da população, ou seja, somente a classe dominante. Por outro lado o conteúdo de ensino dos jesuítas foi o que contribuiu para a formação de nosso sistema educacional deficitário “caracterizado, sobretudo por uma energética reação contra o pensamento crítico" (ROMANELLI, 2001:34).

Principais Acontecimentos na Educação no Brasil

PERÍODO

DESCRIÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com