TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DE SUCESSO: DESVENDANDO OS SEGREDOS DA CACHAÇARIA DE MARINGÁ

Dissertações: HISTÓRIA DE SUCESSO: DESVENDANDO OS SEGREDOS DA CACHAÇARIA DE MARINGÁ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  4.864 Palavras (20 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 20

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CESAR HENRIQUE

HISTÓRIA DE SUCESSO: DESVENDANDO OS SEGREDOS DA CACHAÇARIA DE MARINGÁ

Brasília

2014

CESAR HENRIQUE

HISTÓRIA DE SUCESSO: DESVENDANDO OS SEGREDOS DA CACHAÇARIA DE MARINGÁ

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética, Política e Sociedade, Introdução à Economia, Economia, Processos Administrativos e Modelos de Gestão.

Prof. Mônica Maria Silva

Prof. Karen Hiramatsu Manganotti

Prof. Wilson Salvalagio

Prof. Marcia Bastos

Brasília

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

[...] no processo de aprendizagem, só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas. Pelo contrário, aquele que é “enchido” por outros de conteúdos cuja inteligência não percebe, de conteúdos que contradizem a própria forma de estar em seu mundo, sem que seja desafiado, não aprende.

Paulo Freire (1997, p. 27)

A ideia de sucesso não é a mesma para todo mundo. Mas os conceitos para alcançá-lo (independente da forma que ele tomar) quase sempre são os mesmos. Para conquistar o sucesso o primeiro passo é defini-lo. É saber o que se quer para vida. Em outros termos, delimitar suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Assim como milhares de estudantes que concluem o ensino médio, Roberto então com 20 anos e residente em Londrina no norte do Paraná, inscreveu-se no concurso vestibular para concorrer a uma das vagas do curso de Agronomia de uma universidade local. A disputa, sempre acirrada, durou três anos. Ele não conseguia a vaga, mas não se abateu. Sentia que o destino lhe reservava boas surpresas. Não teve medo do futuro incerto. Não teve medo de arriscar.

Arrumou as malas e com os amigos decidiu embarcar para o Japão, em 1990. Tinha a benção dos pais. No último degrau antes de entrar na aeronave, olhou para trás consciente de que estava pronto para mudar a sua vida, estimulado pela perspectiva de desenvolver uma promissória trajetória, quando voltasse a pisar em solo brasileiro. Jurou a si mesmo que abriria o seu próprio bar, restaurante ou similar, a exemplo de um primo que já administrava uma lanchonete.

Sua adaptação não foi fácil. Entender e ser entendido foram sua maior dificuldade inicial. Também sofreu com a distância da família, de seu povo, de seu país e em alguns momentos esteve perto de desistir, depois de longos dias de trabalho, com expedientes de até 15 horas, na fábrica de câmeras fotográficas, em Tóquio. Mas ele tinha uma meta e sabia que poderia atingi-la. Para ele o importante foi manter o foco nos seus objetivos.

O caso de sucesso “Desvendando os segredos da cachaçaria de Maringá” nos relata uma brilhante história de uma rede de franquias que não estava alcançando o sucesso desejado por falta de preparo para administrar o negócio.

Desvendando os Segredos da Cachaçaria de Maringá, nos mostra a trajetória de um jovem empresário, que ao apostar suas economias, adquiridas em um período de trabalho no Japão, encontra caminhos e cria estratégias para vencer, a falta de habilidade e conhecimento com negócios de franquias, assim como os desafios do mercado de entretenimento.

De volta ao Brasil, ele pesquisou o mercado e a falta de experiência profissional e de um diploma foram decisivos na escolha de uma franquia. Após três primeiros anos de grandes dificuldades, logo após o inicio das atividades de seu negócio, Roberto conseguiu encontrar o caminho para o sucesso, através de iniciativas inovadoras, investindo em marketing, tecnologia, abrindo novos espaços para a rede, qualidade nos serviços e conquistou sua clientela com estratégias organizacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

O sistema de franchising é uma forma específica de gestão empresarial que tem sido amplamente utilizada, internacionalmente, como uma estratégia de organização de mercados (produção, distribuição e comercialização) e como um mecanismo eficaz de expansão das PMEs, dadas as oportunidades que o sistema oferece para empreendedores com pouca tecnologia empresarial e administrativa... (DAHAB, 1996, p. 10)

A franquia é um empreendimento diferente, pois a abertura do novo negócio fundamenta-se na continuidade de outra marca já existente e muitas vezes consolidada, sua principal característica é interdependência que os franqueados tem de seu franqueador no sentido de estabelecimento de certas regras e diretrizes da corporação. Todavia, iniciar um negócio através da adesão a uma franquia consiste em estabelecer prioridades e metas, bem como, conhecer as vantagens e desvantagens do mercado franqueador. Como todo processo na área administrativa, o negócio de franquia envolve vantagens e desvantagens, evidenciadas no case estudado.

Vantagens de uma franquia

A franquia deve ser encarada pela empresa como estratégia de expansão de seus negócios, ampliando o seu acesso ao mercado e consumidores, e tornando esse canal de vendas efetivo para todos os envolvidos no sistema de distribuição de seus produtos e serviços. Ou seja, o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com