TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO TRABALHO E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO

Tese: HISTÓRIA DO TRABALHO E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRIA DO TRABALHO E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO

Graduação em Administração com Ênfase em Recursos Humanos (REH14) - Sociologia

18/10/2013

RESUMO

A era tecnologia tem alterado o jeito de pensar, agir e trabalhar das nações. Deixando para trás a Era Industrial e dando um salto para os últimos 20/30 anos, do século passado, conseguimos perceber, como a pós-modernidade aponta para dias de significativas transformações onde a tecnologia e a economia globalizada. A história influencia as tendências no trabalho que influenciam a educação das naç para o mercado de trabalho nas organizações.

Palavras-chave: Trabalho na História. Educação. Mercado de Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Com o passar do tempo, o trabalho passou por várias mudanças, no qual em alguns períodos não foi visto com bons olhos. Porém, devido às necessidades, principalmente econômicas, a concepção de trabalho foi sofrendo mutações. Na qual o trabalho escravo era comum, devido a necessidade econômica, sendo que o este ato foi abolido e não é mais utilizado.

Atualmente a globalização e as novas tecnologias, comprometem o futuro do trabalho nas organizações, pois a tecnologia está substituindo as competência e habilidades dos colaboradores.

2 TRABALHO NA HISTÓRIA E SEUS SIGNIFICADOS

O trabalho na história está associado à tortura, esforço, cansaço, não era visto como uma atividade digna, mas sim para escravos. Na bíblia Adão e Eva após cometerem o que era considerado pecado foram expulsos do paraíso e condenados ao trabalho. Em Roma o trabalho era desvalorizado e o enfatizavam como falta de lazer. Na idade média o trabalho era atribuído aos servos, o que acontecia também no Brasil.

Após o surgimento do capitalismo, o trabalho escravo foi extinto e surgindo então o trabalho, onde os trabalhadores trocavam sua força física e mental por dinheiro.

2.1 IMPACTOS DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NO TRABALHO

Toda empresa visa lucro, uma das formas mais eficientes de se conseguir lucro é cortando custos. Portanto cada vez mais se busca inovações tecnológicas para a substituição de mão de obra humana. Mas mesmo que o trabalho e a economia tenham mudado, com frequência, o que se tem percebido é que as empresas buscam na sua essência diminuir custos e aumentar os lucros. Para isso, tem tentado se organizar o trabalho de forma mais eficiente e introduzir novas tecnologias. Mesmo com as incertezas sobre o futuro do trabalho, as empresas terão como propósito aumentar seus lucros, diminuir custos e eliminar sempre que possível o ser humano.

2.2 SEGMENTOS DA SOCIEDADE INCLUÍDOS NO MERCADO DE TRABALHO

Houve um aumento considerado de diversidade nas empresas. Principalmente para pessoas que não tinham oportunidades de trabalho anos atrás. Entre elas estão às mulheres, que hoje ocupam grandes cargos em grandes empresas. Contam também com benefícios específicos como horários flexíveis e extensão de licença maternidade. Outro grande aumento foi o de afrodescendentes e deficientes físicos.

Houve também um grande aumento no número de profissionais do grupo GLBT, onde um dos benefícios é estender o benefício para parceiros do mesmo sexo. Algumas empresas são pioneiras no assunto diversidade no Brasil, entre elas estão IBM, DuPont, Fersol, com treinamentos específicos para os funcionários.

3 EDUCAÇÃO E A PREOCUPAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO

Historicamente, a educação não necessariamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com