TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA E CINEMA: EDUCAÇÃO PARA O MÍDIA

Resenha: HISTÓRIA E CINEMA: EDUCAÇÃO PARA O MÍDIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO AVANÇADA

PEDAGOGIA

ERVALDO LIMA COSTA

HISTÓRIA E CINEMA: EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS

BARRA DO CORDA – MA

2014

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO AVANÇADA

PEDAGOGIA

ERVALDO LIMA COSTA

HISTÓRIA E CINEMA: EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS

Resenha apresentada à disciplina Fundamentos e Metodologia da História. A mesma ministrada pela professora Emilia Lima Tavares.

BARRA DO CORDA – MA

2014

MOCELLIN, Renato. História e cinema: Educação para as mídias. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

O livro História e cinema: Educação para as mídias de Renato Mocellin, é fruto da sua dissertação de mestrado do programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, da Universidade Federal do Paraná, cujo o titulo é Ressurreições Luminosas - Cinema, Historia e Escola: análise do discurso em Épicos Hollywoodianos sob a perspectiva do letramento midiático.

O livro de Renato Mocellin esta dividido em três capítulos, que abordam, nesta ordem, o cinema; História, cinema e educação e; Analise dos filmes seguida das considerações finais do autor.

O primeiro capitulo, é basicamente, uma introdução que ressalta aspectos históricos do surgimento do cinema, seus inventores, o maquinário utilizado, as relações do cinema com cada época e a forma de utilização do cinema, tanto como recurso didático quanto pelo seu teor político onde o autor destaca também o cinema como recurso didático no Brasil introduzido através da Escola Nova, mencionando o apoio de intelectuais brasileiros.

Além desta introdução histórica, o autor faz uma breve lista dos filmes que serão analisados nos capítulos adiante. Por fim, ele introduz, também de forma breve, a forma de organização do livro.

No segundo capitulo, o autor faz considerações mais aprofundadas sobre história, cinema e educação de uma forma intrínseca e objetiva onde aborda estes três aspectos separadamente de forma que fica claro sua concepção a respeito.

Mocellin faz um levantamento histórico sobre os aspectos importantes da adoção da historia como disciplina e a visão de vários autores, dentre os quais Jules Michelet e Jacob Burkhardt, além do posicionamento de Marx e Engels.

O autor ainda destaca o direcionamento ideológico de diversos historiadores que, em sua maioria, tinha influencias Marxistas.

Sobre a história como disciplina autônoma, Mocellin faz uma linha histórica dos modelos de aplicação da disciplina, passando pelo modelo idealizado por Karl Marx e de uma notória mudança deste modelo a partir de 1960, embora o ensino de historia tenha permanecido majoritariamente eurocêntrico.

Adiante o autor trás concepções do ensino de história no Brasil observando as mudanças metodológicas de acordo com cada época, incluindo a proclamação da República, a revolução de 1930 e o golpe de 1964. O autor cita também a Lei nº 5692 que conjugou o ensino de História e Geografia em 1971, voltando a serem disciplinas autônomas a partir da década de 80 dando passos importantes para a formação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e Fundamental.

Mocellin faz então um relato sobre a questão do cinema, a indústria cinematográfica e indústria cultural, em aspectos históricos e abordando o domínio do mercado cinematográfico que pertence aos Estados Unidos. De forma clara e objetiva, o autor explica a complexidade da domínio americano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com