TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA - RECURSOS HUMANOS

Trabalho acadêmico: HISTÓRIA - RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO …………………………………………………………………… 1

I- HISTÓRIO - RECURSOS HUMANOS...................................... 3

1.1. Conceito Recursos Humanos..............………………………... 4

1.2. Gestão de Pessoas.................................................................... 5

1.3. As pessoas e as organizações.....……………………………..... 14

2.3 Rotatividade de Pessoal (Turnover): Características e Desafios........

II- FERRAMENTAS UTILIZADAS...................................................

2.1. Fatores que geram e combatem o Turnover.................................

3.2. O impacto dentro da empresa..............................................

3.3. Índice de rotatividade de pessoal.........................................

3.3.1. Cálculo do índice de rotatividade................................................

III- DESENVOLVIMENTO ESTUDO DE CASO …………….....

3.1. Evolução das Ferramentas em Função do sistema de RH.................

3.2. Pesquisa realizada com 15 componentes do Grupo Alfa..........

3.2.1. Análise Crítica da Pesquisa...........................................

CONCLUSÃO …………………………………………………………………….

SUGESTÃO DE MELHORIA …………………………………………...............

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………….

ANEXOS…………………………………………………………………………..

INTRODUÇÃO

Segundo Pomi, Rugenia Maria entende-se que “Turnover é um termo, do idioma inglês, utilizado para caracterizar o movimento de entradas e saídas, admissões e desligamentos, de profissionais empregados de uma empresa, em um determinado período. Quanto aos desligamentos, podem ser espontâneos ou provocados pelas empresas.” Ao que ao longo do tempo tem sido um desafio para as empresas, gerenciar de forma eficaz, neste projeto obteremos através de estudos razões necessárias para combater a rotatividade de pessoal.

O projeto de pesquisa que deu origem a este estudo objetiva verificar, analisar as ferramentas utilizadas como fator motivacional ao esforço do capital intelectual, crescimento profissional e desempenho dos colaboradores na empresa Caramuru Alimentos Ltda.

Para verificação do problema: “Por que o gerenciamento do turnover é importante para as empresas? De que maneira as empresas podem obter o diagnóstico das razões do seu turnover?, Administrar o turnover requer investimentos altos?”, a ser analisado ao longo desta pesquisa, levantou-se hipóteses considerando o que a empresa, aplica aos seus colaboradores ferramentas na busca de resultados, a saber: informações necessárias para o seu desenvolvimento; capacitação e crescimento; estruturação e motivação da equipe; padronizar o nível e perfil de seus profissionais; identificar os pontos que precisam ser desenvolvidos evitando desligamentos.

Para entendermos melhor o tema estudado, é necessário começarmos analisando-o por intermédio do que já foi dito sobre ele em tempos teóricos e conceituais.

Segundo Chiavenato (2003) Taylor pode ser considerado o fundador da Administração Científica por ter sido o precursor da possibilidade de aplicação de métodos científicos para resolução de problemas. Basicamente, sua teoria preconiza a racionalidade do trabalho, através dos estudos de tempos e movimentos e um sistema de gratificação diferenciada.

Com a teoria das Relações Humanas inicia-se uma análise do homem como fator importante no desenvolvimento da organização, cujo principal incentivador não é exclusivamente o dinheiro.

Caravantes, Panno e Kloeckner (2005, p.81), relataram a experiência de Hawthorne conduzida por Elton Mayo nas décadas de 1920 e 1930 que em principio tinha o objetivo de avaliar a correlação entre a iluminação e a eficiência de operários, entendendo-se à importância de fatores não econômicos no desempenho das pessoas no trabalho. Segundo eles, a abordagem das relações humanas teve como ponto de partida os estudos de Hawthorne que concluiu, dentre outras coisas, “que o homem, o grupo e suas inter-relações eram vitais para os resultados buscados pelas organizações”, tornando-se assim, inevitável compreender melhor essa ligação.

Entende-se que a produção do colaborador e seu desenvolvimento estão intimamente ligados ao contexto à aprovação e ao reconhecimento social dentro da organização. Diante da situação é possível encontrar uma ligação entre as partes, organizações e pessoas, pois uma depende da outra para a competitividade no mercado e sucesso profissional.

A parte final do trabalho objetiva mostrar através da pesquisa o impacto das ferramentas utilizadas para combater a rotatividade de pessoal avaliando, normas e procedimentos para se chegar ao objetivo deste estudo que é analisar criticamente as causas geradoras do turnover.

Para tanto, elaborou-se um questionário Anexo I, onde vários aspectos foram abordados no intuito de captar subsídios a uma análise coesa.

Neste capítulo o leitor tomará conhecimentos do surgimento, de alguns conceitos sobre Recursos Humanos diante da visão de alguns autores, o que venha ser a Gestão de Pessoas e a relação entre as organizações e as pessoas.

I- HISTÓRICO RECURSOS HUMANOS

A Administração de Recursos Humanos originou-se do aumento das complexas tarefas de gestão de pessoas e da decorrência do crescimento das organizações.

Considera-se Administração de Recursos Humanos um ramo especializado na integração de todas as ações com o objetivo de envolver o trabalhador no contexto organizacional e dar suporte para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com