TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DE LÍDERES

Projeto de pesquisa: HISTÓRICO DE LÍDERES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como finalidade analisar os produtos que são expostos que na feira denominada Bulixo oferecida pelo Sesc, identificando como é feita a produção, lucro de vendas bem como seus concorrentes, as matérias-primas utilizadas, diferencial do produto analisado as dificuldades que este produtos encontram em se manter no mercado e sugestões de melhorias e inovação para que se tem um diferncial .

Segundo Djalma (2006), o conceito básico de estratégica está relacionado à ligação da empresa com seu ambiente e, nesta situação, a empresa procura definir operacionalizar estratégicas que maximizam os resultados da interação estabelecida.

A finalidade das estratégias é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos e os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos, metas e desafios. Para isso, é necessário entender estratégia como sendo:

Busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria a arena fundamental onde ocorre a concorrência; e a escolha dessa estratégia competitiva esta baseada no nível de atividade da indústria e os determinantes da posição competitiva relativa dentro dessa indústria (Porter, 1985).

HISTÓRIA DO ARTESANATO

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Embora padronizada, cada peça feita a mão é única, não se confunde com nenhuma outra nem da mesma espécie, ainda que tenha sido elaborada no mesmo dia e pela mesma pessoa. O estilo do artesão agrega originalidade de seus objetos, é uma marca pessoal porém não deixa de ser influenciado pelo ambiente em que vive, modo de vida e a cultura que pertence.

Tal técnica é praticada desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas. Em todas as regiões é possível encontrar artesanatos diversificados originados a partir da natureza típica do local e de técnicas específicas. Não se pode falar em artesanato somente com o objetivo comercial, pois ele pode ser produzido para o consumo próprio ou mesmo para doações .

No Brasil em seus primeiros anos de colonização foram instaladas oficinas artesanais que se espalharam por todas as comunidades urbanas e rurais, onde os artesãos tiveram ensejo de desenvolver suas habilidades. Mas através da Carta Régia de 30 de julho de 1766 D. José I manda destruir as oficinas de ourives e declara fora da lei a profissão. Sendo perseguidos também por sua sucessora do trono, onde esta situação só mudou com a carta régia do Príncipe Dom João de 1º de abril de 1808, que anulava alvarás proibidos de sua mãe e autorizava a atividade industrial caseira fosse ela qual fosse. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.

Há diferentes tipos de artersanato:

* Cerâmica e bonecos de barro- è uma das mais desenvolvidas no Brasil principalmente onde na região a propicia esta matéria- prima onde muitas vezes constituem figuras típicas da região;

* Renda- Presentes em roupas , lençóis, artigos em geral, tem mais detaque na região Norte, Nordeste e Sul com importante papel econômicos

*Bisqui – Quando se molda objetos e até mesmo animais com a massa de bisqui , está sendo preferência juntamente com a resina por artesão da cidade pois evitar perca de produto por ser um material mais resistente;

*Entalhando a madeira- Muito utilizada pelos índios nas suas construções de armas, utensílios, embarcações, instrumentos musicais, máscaras e bonecos.

Os artesanatos em madeira produzem objetos diversificados com motivos da natureza, do universo humano e a fantasia;

*Cestas e traçados- A arte de trançar fibras onde dão formas geométricas, expessuras diferentes incluindo esteiras, redes, chapéus, e outros.Os índios possuem grandes habilidades para tecelagem destacando- se as tribos do alto Amazonas e Solimões influenciados pelos povos andinos.

* Artesanato indígena- Cada grupo ou tribo indígena tem seu próprio artesanato, as tintas utilizadas para colorir as peças são naturais proviniente de árvores ou furtos.

DEFINIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950. Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

Pinchot (1989) considera que o conceito de empreendedorismo encontra-se na necessidade de realizar, que não é necessariamente estabelecida na infância e pode ser desenvolvida em qualquer ponto de vida, dados o desejo e ao portunidade.

Para Schumpeter (1988), o empreendedorismo pode ser compreendido como um agente de inovação e mudança capaz de influenciar o crescimento econômico.

INOVAÇÃO

Peter Drucker afirmava (em 1969) que “atualmente nos defrontamos com uma época de descontinuidade da economia e da tecnologia” provocando profundas mudanças nas estruturas industriais, na teoria econômica e no conhecimento necessário à gestão das empresas e do governo. Nesse ambiente em constante mudança, somente as atividades de marketing e a inovação seriam capazes de criar um consumidor e um valor para a empresa.

De acordo com Peter Drucker, “a inovação mais produtiva é um produto ou serviço diferente, criando um novo tipo de satisfação, ao invés de uma simples melhoria”. Dessa forma, a inovação está associada à geração de valor econômico e é diferente da invenção, que tem um significado tipicamente tecnológico. A inovação não é restrita aos aspectos tecnológicos e econômicos sociais o senso de inovação de uma organização tem que possibilitar o abandono sistêmico do que já é antigo.

De acordo com Hamel, a inovação deve começar logo pela definição da missão da empresa, que deve ser nitidamente distinta da missão de outras empresas do setor. Somente com conceitos de negócio radicais a empresa conseguirá superar as limitações da melhoria contínua e dar saltos radicais de inovação.

            Hamel entende que a inovação significa inventar conceitos de negócio inteiramente novos ou efetuar mudanças radicais nos existentes. A inovação radical tem origem na criação de um destino futuro coletivo, que estimula a imaginação das pessoas da organização na busca de oportunidades não-convencionais.

- Sugestão de Melhorias- Existem muitas maneiras de divulgar seus produtos, com a globalização existe vários meios de comunicação como por exemplo: pela internet, rede social onde são: orkut, facebook, twitter- sites de relacionamento são um terreno fértil para divulgação de produtos;

O Artesão podería criar um Blog – Onde pode-se escreve sobre o produto que você faz, colocando detalhes, como é fabricado, quais são as matérias- primas utilzadas, envio ao cliente. As pessoas gostam de saber coisas desse tipo, curiosidades, informações adicionais. Um campo one pudesse deixar opiniões e sugestões por exemplo.

Deve aproveitar o momento quie o páis esta vivendo que é a Copa do Mundo e logo após as Olimpíadas em 2016 onde o país receberá muitos turistas e o artesanato é um produto que chama atenção por não ser encontrado em qualquer prateleiras e as peças são únicas . Produtos com feitos com palite seria uma boa opção : Peças pra decoração, peças para jardins, porta- chaveiros, etc além de utensílisos para casa. Os artesãos podem desenvolver novas peças sem, se descaracterizarem como utilizarem o bambu que é uma matéria- prima fácil de se encontra na região. Objetos como cinzeiros e porta incesos, quadro / painel com fundo do mar , cinto e bolsas que o material uti

O governo deveria incentivar esta categoria de artista, com por exemplo linha de créditos em busca de desenvolvimento de projeto de novos produtos, buscando atender as necessidades do mercado apresentando produtos diferentes.

EMBALAGEM

Com um consumidor cada vez mais exigente e um mercado cada vez mais competitivo, as embalagens assumem um lugar de destaque na estratégia das empresas para atrair e conquistar cada vez o seu público. Existem atualmente no mercado milhares de tipos de embalagens eguem a premissa de que a embalagem serve apenas para armazenagem e transporte, e percebe-se que poucos recursos sao investidos. Porém a embalagem funciona como uma ferramenta de marketing, um canal direto com o consumidor do produto que a empresa oferece. A partir dos anos 1950 surgem inúmeras inovações na produção de embalagens um dos objetivos principais era conseguir transportar produtos alimentares do produtor até os centros consumidores, mantendo o produto em suas perfeitas condições de consumo.

A busca por embalagens mais funcionais, convenientes e práticas é indispensável nos dias de hoje. De acordo com Mestriner (2003) a embalagem deve ela ganha outras funções, tais como chamar a atenção do consumidor no ponto de venda, ser um fator decisivo no momento da compra, interagir e criar nele uma expectativa sobre determinado produto e tornar sua vida mais prática. A embalagem hoje ocupa um lugar de destaque, se igualando ao produto que ela embala.

De acordo com Mestriner (2001) é possível utilizá-la como uma ferramenta estratégica para a comunicação com o consumidor.

No Brasil, após a Segunda Guerra as importações são substituídas pelo processo

de industrialização nacional, impulsionando a demanda por embalagens, tanto ao

consumidor como de transporte. Instalaram-se em todo o país diversas fábricas de sacos

de papel para suprir o varejo de produtos de primeira necessidade.

De acordo com Pelegrino (2007), os consumidores depositam sentimentos e

expectativas nas embalagens. Estas expectativas são depositadas porque o consumidor

projeta a qualidade do produto pela embalagem que é apresentada a ele. O consumidor

espera facilidade ao manusear a embalagem e o produto, praticidade e uma amplitude de

clareza de informações descritas.

e acordo com Pelegrino (2007), os consumidores depositam sentimentos e

expectativas nas embalagens

APÊNDICE( questionário que apresenta situação atual )

Processo de produção?

R: Há alguns meios de se produzir as peças de artesansato, uma das apontadas pelo artesão entrevistado é a utilização da cerâmica :

Onde eles compram tijolo cru e trituram o mesmo após a trituração peneiram ate que vire um pó, vai acrescentando água até ter uma mistura com liga logo após começa a modelar os objetos a ser favricados, após essa modelagem é colocando em um forno específico onde é feito o cozimento das peças.

Tipo de produto?

R: Os produtos são artesanais e manuais em geral para decoração. A banca oferece : enfeites, lápis decorados, porta canetas, portas chaves, chaveiros, imãs de geladeiras, entre outros.

Embalagem e rótulo do produto ( é adequada)

R: Embalagem simples, envolvem o produto em uma folha de fornal ou saquinhos plásticos transparentes

Público Alvo

R: Turistas e venda em atacado ( aeroporto e rodoviárias)

Demanda do Produto

R: A maior demanda é em períodos de férias onde o turismo aumenta na capital ou quandmo há exposições e feiras de incentivos a cultura

Custo do produtos

R: A média de preços é entre R$3,00 á R$25,00 reias

Qualidade do produto:

R:Produtos de qualidade e com perfeição nas formas

Margem de lucro do produto (aprox)

R: O lucro é em torno de 70 %

Têm concorrentes na feira:

R: sim tem concorrentes direitos na feira, onde vendem também produtos do gênero .

Qual diferencial competitivo do produto?

R: Não tem diferencial, o produto é comum de se achar

Ciclo de vida do produto?

R: O produtos de artesanato

Sustentabilidade do produto:

R:O produto ,é sustentável pois sua matéria- prima e fácil de se encontrar o custo não é alto e algumas são misturas feitas pelo próprio artista.

Inovação do produto?

R: Não há um diferencial em relação a outros artesãos da feira.

Logística:

R: A empresa compra em Cuiabá mesmo suas matérias- primas por não ser em grandes quantidades e tem como principal fornecedor por exemplo :Kotinha Aviamento, Poesia Aviamentos entre outros

Analise Swot:(pontos fortes e pontos fracos)

R:É uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário onde esta inserido tendo como base para um planejamento estratégico da empresa. As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e como se realciona com os fatores internos e as ameaças que são antecipações do futuro e estão relacioandos a fatores externos.

Pontos positivos e negativos

Pontos Positivos

Pontos negativos

Não é necessário ter loja

Local e ponto de vendas

Possibilidade de criar produtos de acordo com neceesidade e desejo dos clientes

Não é um produto de necessidade básica

A criatividade e as peças são únicas

Falta de incentivos por parte do governo no turismo, onde influencia as vendas

Não é preciso grande investimento

Produtos semelhantes da concorrência

Deve análise para verificar se o produto ou serviço do seu negócio ainda está atendendo aos desejos e às necessidades dos seus clientes, por isso deve-se conhecer bem o seu público-alvo,

CONCLUSÃO

Com o progresso tecnológico, o artesanato foi perdendo espaço no mercado consumidor e também por não ser uma atividade de necessidades primárias, gerando ainda outro fator negativo a da falta de incentivos aos artesãos, que não conseguiam competir com a produção feita em série das indústrias, deixando apagar um meio de expressão cultutal.. Atualmente, procura-se resgatar esse meio de expressão cutural não apenas com peças de decoração mas também no vestuário, bolsas, saparos como forma de agregar valor aos produtos com produtos customizados, personalizadaos ou seja, estilo próprio, concorrente em evenetos até mesmo internacionais bem como encontrados em estabelecimentos como El Corte Ingles na Espanha e em Portugal.É uma atividade antiga mas normalmente encontrados em feiras ou exposições nem sempre tem ponto fixos de vendas com pontos de distribuição e progagação do negócio. Sendo assim os artistas devem acompanhar as tendências do mercado, buscando sempre inovar e ter um diferencial no ramo atendendo as necessidades e especificações do cliente ou público- alvo.

BIBLIOGRAFIA

Revista Globo

Internet

Site Usp

Mestriner (2001)

Porter, 1985

...

Baixar como  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »