TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICOS E PRINCIPAIS MÉTODOS DE GINÁSTICA

Pesquisas Acadêmicas: HISTÓRICOS E PRINCIPAIS MÉTODOS DE GINÁSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  54.597 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica?

Método Francês: O método francês preocupava-se com o aperfeiçoamento motor, considerando as dimensões anato/fisiológicas, dando ênfase nas qualidades físicas mais utilizadas na vida cotidiana, ou seja, na economia de energia, no desenvolvimento físico integral, no aumento da resistência orgânica, além de valorizar aptidões por meio dos exercícios naturais, repudiando os artificiais (CARVALHO,2009). É possível observar que o método francês era voltado para a

manutenção das funções diárias do indivíduo, ou seja, aumentando a resistência por meio de exercícios, para que o dia de trabalho e as atividades rotineiras fossem menos exaustivos.

Método Sueco: Seu objetivo era desenvolver o corpo humano por meio de exercícios racionais, sempre partindo dos mais simples para os mais complexos (MALTA, 1998). Percebemos que o método sueco desenvolvia, além do físico, aptidões racionais e pedagógicas, mas ao mesmo tempo rígidas com a influência militar nos exercícios, como, por exemplo, as marchas e os exercícios formais.

Método Alemão: Na Alemanha, o método de ginástica era executado em aparelhos e em contato com a natureza, tendo um caráter pedagógico, de formação moral e disciplinar, e que houve também a introdução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na atividade corporal, a valorização do rítmico e o contato do corpo com o solo (CARVALHO, 2009). Diferente dos métodos anteriores, o método alemão tem destaque devido à introdução de aparelhos aos exercícios, diferente dos outros métodos, que só utilizavam o corpo.

Método Calistênico: Este método era formado por um conjunto de exercícios com

movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas, que se executavam ao som da música. Eram praticados com aparelhos leves ou à mão livre, visando grandes massas musculares com o objetivo de manter boa atitude, permitindo perfeito funcionamento das grandes funções e órgãos. Na América do Sul, Alfredo Wood foi o grande apologista da calistenia, que consistia em (GUIMARÃES, 2007):

• marcha;

• braços e pernas;

• tronco e região posterossuperior, inferior, laterais, abdominais,

ombros e escápulas;

• equilíbrio e, para terminar, novamente marcha.

Apesar da influência sueca, podemos analisar que a diferença deste método está nos exercícios ritmados e na utilização de música para a execução dos movimentos, o que torna a calistenia a grande influência das ginásticas oferecidas nas academias, que tem incorporado aos exercícios a música, grande motivadora para os praticantes, o que podemos dizer com propriedade devido à experiência e vivência adquirida dentro das academias.

2) Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu status de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à forma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças.

Foi ainda na Grécia Antiga que a ginástica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com