TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM E SOCIEDADE Ciências Contábeis RESUMO DETERMINISMO BIOLÓGICO

Por:   •  26/4/2015  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

HOMEM E SOCIEDADE

Ciências Contábeis

RESUMO DETERMINISMO BIOLÓGICO

Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, “não existe correlação significativa entre a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado”. Em outras palavras, se retirarmos uma criança xinguana de seu meio e a educarmos como filha de uma família de alta classe média de Ipanema, ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos.

Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos.

As pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos. A antropologia tem demostrado que muitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra.

A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica. O exército de Israel demonstrou que sua eficiência bélica continua intacta, mesmo depois da maciça admissão de mulheres soldados.

O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. A espécie masculina ou feminina agem diferentemente não em função dos seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.

CRÍTICA

Eu concordo com o texto, todos temos as mesmas possibilidades de aprendizado culturalmente falando se forem dadas oportunidades iguais. Mais sempre à exceção, em poucos casos ou trabalhos, como por exemplo nos trabalhos que necessitam de uma aptidão física, o aprendizado é igual a todos mais a aptidão anatômica e fisiológica pode ser um fator determinante para a melhor execução de tal tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com