TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMANO E EDUCAÇÃO

Resenha: HUMANO E EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Resenha  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  162 Visualizações

Desde quando o ser humano pode ser considerado homem? O fato é que o ser humano se diferencia dos outros animais, por ser capaz de interferir conscientemente no mundo, ao mesmo tempo em que preserva e deseja manter-se isolado e em sua individualidade, sente-se impelido para o grupo, formando a sociedade humana. Podemos afirmar que esta consciência só é adquirida com o saber, com a Educação.

A educação é uma exigência de vida em sociedade. Podemos reconhecer que a ação educativa é um processo regular desenvolvido em todas as sociedades humanas, e que seu objetivo é preparar os indivíduos em crescimento para assumirem papeis sociais relacionados à vida coletiva: à reprodução das condições de existência (trabalho); comportamento justo na vida pública; uso responsável dos conhecimentos e habilidades disponíveis no tempo e no espaço onde a vida dos indivíduos se realiza.

Estudar o tema nos leva a viajar pela história vendo como foram custosos os processos que viabilizaram o acesso a educação que sempre foi elitizada. Enquanto alguns eram privilegiados, outros não tinham direitos ao saber da classe dominante. O que chama a atenção é que desde os tempos mais antigos a educação foi necessária ao desenvolvimento humano, seja ela difusa, informal, tradicionalista, etc.

Para Sócrates pensar a educação é pensar o homem, ou pensar o homem é pensar a educação. Indissoluvelmente, homem e educação estão intrínseca e umbilicalmente ligados, pois a educação dá ao homem a consciência do que fazer para se tornar e posteriormente se manter Humano.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com