TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades humanas

Relatório de pesquisa: Habilidades humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Habilidades Humanas:

A administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém uma habilidade adquirida após séculos de evolução.

Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços corporativos nesse grupo da direção dos objetivos estabelecidos. A habilidade humana refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre subordinados para compreender as necessidades e motivações dos membros do grupo.

De acordo com Robert L. Kartz (1999),o administrador deve ter três habilidades essenciais:

. HABILIDADES Técnicas: Que diz respeito à execução do trabalho.

. HABILIDADES CONCEITUAIS: Que proporcionam uma visão da organização como um todo, habilidades inerentes ao proprietário, ao presidente e ao CEO da empresa.

. HABILIDADES HUMANAS: Que segundo Chiavenato (2000),consiste na capacidade em facilidade para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.

Acontecimentos Sociais que ocasionaram o surgimento da administração.

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com administração científica de Taylor. A seguir a preocupação básica para ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde seguindo a teoria estruturalista.

Frederick Winslow Taylor (1856-1915),pertence a uma abastada família “Quaker” da Filadélfia (Estados Unidos), abandona os estudos que o preparavam para Harvard e iniciavam o aprendizado de um oficio e, quando completo, emprega-se na midvale Steel Works. Em poucos meses de maquinista diarista do chefe de turma com a responsabilidade de departamento de torno mecânico.

Taylor diploma-se tardiamente em engenharia, quando então assume o cargo de engenheiro e resolveu aplicar seus conhecimentos e conceitos de engenharia à área administrativa. Estudando, inicialmente, os tempos e movimentos das atividades fabris, acaba por formular uma série de conceitos, tendo eles como base empírica a unidade fabril e a tarefa realizada pelos operários.

A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela a teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase da tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis- tarefas, estrutura, pessoa, ambiente e tecnologia, provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando ao plano secundário todas as demais.

Antecedentes Históricos da Administração.

Trata-se de uma história recente, com desenvolvimento lento e que teve início em meados no século XX. A história foi influenciadas por muitas correntes, a saber:

influência dos filósofos está data desde os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com