TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades linguísticas

Resenha: Habilidades linguísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Resenha  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  122 Visualizações

Passo 4

Capacidades linguísticas que devem ser ensinadas aos alunos em processo inicial de aprendizagem da leitura e da escrita: a compreensão e a valorização da cultura escrita, a apropriação do sistema de escrita, a leitura, a produção de textos e o desenvolvimento da oralidade. As capacidades linguísticas e a educação integral da criança.

O planejamento do processo de alfabetização e letramento, a partir da elaboração e da realização de uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos linguísticos já adquiridos pelos alunos.

Como articular a alfabetização, o letramento e a educação integral da criança organização de atividades de alfabetização e letramento, considerando o contexto de significação e temas de interesses dos alunos: jogos e desafios, unidades com temáticas do universo infantil, rotinas no cotidiano, espaços de leitura e de escrita e uso do livro didático.

Os usos e apropriações do texto literário para crianças em processo de alfabetização, as dimensões formativas da leitura literária e as contribuições ao processo de letramento. O professor deve atuar em sala levando em consideração fatores: social, cultural e histórico de cada aluno, bem como características pessoais, respeitando a individualidade e singularidade dos mesmos.

Sendo assim, o respeito à diversidade é um direito de todos os alunos, ou seja, todos devem realizar as aprendizagens fundamentais para o seu desenvolvimento e socialização, sem discriminação, pois as diferenças não são impedimento para o cumprimento da ação de educar, sendo, no entanto, fator de enriquecimento pedagógico.

.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com