TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handbol

Artigo: Handbol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamento Maratona

Do atletismo a Maratona é a corrida mais longa. São cerca de 42,195 km de muita resistência, dificuldade, esforço e desgaste.Em 1896 nos primeiros jogos olímpicos da era moderna a Maratona já estava presente, sendo que o percurso a principio era de 40 km.

Segundo a lenda, no ano de 490 a.C. o famoso Pheidippides correu cerca de aproximadamente 40 km fazendo o percurso da planície de Maratona até Atenas, para emitir uma boa noticia.

Os persas havia jurado os gregos que, caso eles vencessem a batalha, invadiriam Atenas, e sem piedade violariam suas mulheres e matariam seus filhos.

Com medo de tremenda tal violência, ficou combinado que fariam com que as mulheres matassem seus filhos e logo apos cometeriam suicídio, caso não tivessem noticias dentro de 24 horas.

Os atenienses venceram os persas, com isso Pheidippides teve a missão de correr todo o Vale de Maratona até Atenas para impedir a desgraça.

Segundo a lenda, Pheidippides ao chegar só teve fôlego para pronunciar a palavra “vencemos” e já caiu morto.

Pheidippides não foi o único a perder a vida nessas condições. Em 1912, em uma Maratona em Estocolmo, um português chamado Francisco Lázaro morreu durante a prova.

Nos dias de hoje são várias as provas de Maratona espalhadas pelo mundo. A prova anual de Maratona mais antiga acontece desde 1897, no Dia do Patriota, em Boston, nos Estados Unidos.

As principais Maratonas no Brasil acontecem em São Paulo (São Silvestre), Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Regras da Maratona

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) determina oficialmente que a distancia da maratona deve ser de exatos 42,195 km. Os medidores de quilometragem e fiscais destas provas acrescentam ao final mais um metro por quilometro percorrido, para evitar algum erro na medição.

Eventos sob as fiscalização da IAAF é necessariamente obrigatório que haja marcações intercalas das distancias que foram percorridas, para que o atleta tenha noção de onde ele esteja essas marcações deveram ser a cada quilometro.

Se alcançar algum recorde, sejam eles mundiais continentais ou nacionais, só serão reconhecidas as provas que cumpram as regras da IAAF.

Quando houver eventos reconhecidos pela IAAF, é costume ser mostrado o tempo dos melhores corredores quando atingem a metade da prova e também a cada 5km de distância percorrida; os maratonistas estão aptos a terem recordes mundiais reconhecidos para as distâncias não-olímpicas de 20 km e 30 km, caso estas marcas sejam conseguidas durante a disputa da maratona e a prova seja completada por eles.

Fundamentos Salto em Distâncias

O salto em distancia é praticado desde os jogos olímpicos da Antiga Grécia. Figurou nos jogos de 708 a.C. como parte do Pentatlo; o saltador pegava na sua decolagem uma espécie de lastro em casa passagem, no qual mostrava grande impulso. O evento de saltos em distâncias foi regularizado na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1860: o levantar-vôo tinha que ser feito 20 cm afastado da tábua dentro da marca de saibro. Até a década de 1920, a técnica foi considerada rudimentares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com