TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handbol

Trabalho Escolar: Handbol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

Fundamentos do Voleibol

Toque de bola por cima

O toque por cima é o fundamento mais característico do jogo de voleibol. Ele é o responsável, na maioria das vezes, pela preparação do ataque, ou seja, pelo levantamento. Por isso é muito importante aprender bem esse fundamento, pois, apesar de ser de uso típico dos levantadores, vez por outra, os atacantes também são obrigados a utilizá-los. O toque de bola por cima apresenta três etapas distintas:

a) Entrada sob a bola : Nesta fase inicial , as pernas e braços devem estar semi-flexionadas, com a bola acima da cabeça. As pernas além de semi-flexionadas, devem estar com um afastamento lateral da largura aproximada dos ombros e um pé ligeiramente á frente do outro. O tronco deve estar levemente inclinado para frente. Os braços estarão semi-flexionados, de modo a posicionar os cotovelos, um pouco acima da altura dos ombros, lateralmente em relação ao tronco,=. As mãos devem estar com os dedos quase que totalmente estendidos. Mas de uma forma arredondada (como uma concha) para melhor acomodar a curvatura da bola .Os polegares e indicadores formarão a figura aproximada de um triângulo.

b) Execução : No instante do toque à bola, todo o corpo participa. O contato será sutil, com a parte interna dos dedos, com uma flexão dos punhos. Os braços e as pernas deverão se estender para provocar uma transferência do peso do corpo sobre a perna de trás para frente.

c) Término : o corpo terminará todo estendido.

Exercicios de Toque

Atividade II

Quicar a bola para o chão e utilizar todos os dedos das duas mãos.

Atividade III

Quicar a bola para o chão, alternando, primeiro com os indicadores, depois os restantes dos dedos e por último os polegares.

Obs: não acompanhar a bola, mas trabalhar as articulações do pulso. Ter os dedos em ligeira tensão e não rígidos.

Atividade IV

Jogar a bola para cima e deixar a bola quicar uma vez no chão e dar um toque com todos os dedos a 50 cm de altura e sem deixar a bola cair.

Jogar a bola para cima e dar um toque com todos os dedos a 50 cm de altura e sem deixar a bola cair.

Jogar a bola para cima e executar um toque curto e um toque longo e sem deixar a bola cair.

Atividade V

Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola. Executar toques na bola em direção a parede sem deixar cair a bola.

Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola. Executar 2 toques na bola em direção a parede sem deixar a bola cair.

Atividade VI

Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola para B que sentado, desloca-se para fazer um passe.Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola ao ar para B ( 5 a 6mts de distância), depois da bola tocar no solo, pára e reenviá.Os alunos divididos em duplas e o aluno A lança a bola ao ar para B ( 5 a 6 mts de distância) e tocam a bola um para o outro sem deixar cair a bola.

Nesta aula para realização dos jogos recomenda-se usar uma bola mais leve ou um bolão de plástico facilitando manter a bola no alto e a dinâmica do jogo.

Atividade VII

Jogo I

Realizar um jogo de vôlei com a turma em que os alunos poderam somente passar a bola de toque para quadra adversária.

Atividade VIII

Jogo II

Realizar um jogo de vôlei onde a equipe que conseguir dar os três toques possíveis durante a jogada marcará mais um ponto extra.

Nesta aula para realização dos jogos recomenda-se usar uma bola mais leve ou um bolão de plástico facilitando manter a bola no alto e a dinâmica do jogo.

Manchete

A manchete é o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos provocados por ela, nesta situação, quando comparado com os dedos que são utilizados pelo toque.

a)Entrada sob a bola: As pernas devem estar como no toque, semi-flexionadas, afastadas lateralmente em um distanciamento semelhante à largura dos ombros e um é ligeiramente à frente do outro. Os braços estarão estendidos e unidos à frente do corpo. Os dedos unidos de uma mão devem estar sobrepostos aos da outra, de forma que os polegares estendidos possam se tocar paralelamente.

b) Ataque à bola: No movimento de ataque à bola, as pernas se estenderão, o peso do

corpo é transferido para a perna da frente e os braços permanecem sem movimento, com a musculatura enrijecida. O impacto de bola se dá no antebraço e isso será facilitado se os punhos estiverem bem estendidos, em direção ao solo.

c) Término do movimento: os braços devem permanecer estendidos até o impacto da

bola e as pernas estarão estendidas. Obs.: Aos poucos a manchete lateral deverá ser

introduzida, de forma que o jogador possa cobrir grandes áreas da quadra, utilizando-se da manchete.

Exercicios para Manchete

Atividade 1

Um aluno com a bola à altura da cabeça lança-a a bola de toque para outro aluno e o que recepciona a bola procura enviá-la novamente com o antebraço totalmente estendido.

Este exercício é para habituar o aluno quando na execução da manchete tocar na bola com o antebraço.

Atividade 2

Cada aluno com uma bola na mão executar manchete contra a parede sem parar e sem deixar cair a bola.

Inicialmente pode-se enviar a bola sobre si mesmo e depois enviá-la para a parede.

A altura da manchete deve ser de 2mts.

Atividade 3

Cada aluno com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com