TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herança material

Tese: Herança material. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Neste texto, iremos falar um pouco sobre o que é, patrimônio histórico e cultural, material e imaterial. E comentar sobre alguns fatos históricos que já aconteceram, dentro ou fora do Brasil.

Pelo que assisti no filme, “Uma vida iluminada” e vi em outros textos ou sites, patrimônio pode ser diversas coisas, como um objeto, uma casa, uma cidade, destroços, lugares abandonados, ou até mesmo musica e dança. Então vem essa divisão de patrimônio material e imaterial.

Patrimônio material pode ser considerado objetos, como no filme, John colecionava objetos de seus familiares, e tentava entender o porquê daquilo, até que um dia John resolve ir até o vilarejo de seus descendentes, e descobrir de onde ele veio, e quem era ele. Lá ele descobre coisas sobre sua geração, e guarda também alguns itens que ele ganha na cidade de origem.

Patrimônio imaterial pode ser uma dança, musica, ou poesias. Como por exemplo, o frevo brasileiro, reconhecido em 2007 pelo IPHAN como patrimônio cultural brasileiro e como patrimônio mundial em 2012, pela Organização Internacional. Temos também o Carnaval brasileiro, que é um patrimônio de nossa cultura, e o Folclore.

Há também patrimônio histórico e cultural, pelo que entendi, patrimônio histórico pode ser uma cidade, destroços de uma guerra, ou casas, igrejas e castelos abandonados, que foram construídos ou produzidos pelas sociedades ou civilizações passadas, e servem como importante fonte de pesquisa e preservação. E patrimônio cultural seria toda parte artística, e também alguma coisa que vem de um determinado lugar.

Existem patrimônios históricos como algumas maravilhas do mundo, as pirâmides do Egito, Muralha da China, e Machu Picchu, construída pelos incas no século XV, para praticarem agricultura na época.

E patrimônios culturais, como a cidade brasileira Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais, que deu origem ao patrimônio no Brasil. Dentre outras regiões.

Fazendo um resumo geral, patrimônio pode ser chamado de coisas antigas, que tem um significado, ou uma história muito importante para a sociedade. Estes patrimônios também podem ser usados para local de Turismo, pois mesmo “velharias”, ainda sim tem uma aparência, uma paisagem, ou uma coisa boa a ser passada, e também uma história, de coisas que aconteceram á muito tempo. Todo patrimônio tem seu significado, e pode gerar algumas informações da origem, ou da descendência das pessoas, de onde elas vieram, e porque foram parar onde estão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com