TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da saliva

Seminário: A importância da saliva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Seminário  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da saliva

A saliva é um conjunto de secreções de todos as glândulas salivares.Que são muito importantes é constituída principalmente pela secreção conjunta das glândulas salivares menores e maiores.

Com exceção da gengiva e da pressão anterior do palato duro, todas as outras regiões da boca contêm glândulas salivares menores.

A maioria das glândulas salivares menores é constituída por unidades secretoras mucosas, - algumas com semiluas- das quais saem curtos ductos que se abrem na cavidade oral.

Os três pares de glândulas salivares maiores estão localizados fora da cavidade oral propriamente dita, para onde enviam sua secreção através de grandes ductos excretores. As glândulas salivares maiores são constituídas por grandes números de unidades secretoras terminais, ao redor das quais o estroma é muito bem desenvolvido.

A saliva é um dos mais complexos, versáteis e importantes fluidos do corpo, que supre um largo espectro de necessidades fisiológicas. Suas propriedades são essenciais para a proteção da cavidade bucal, do epitélio gastrintestinal e da orofaringe. Além de umedecer os tecidos moles e duros da cavidade bucal, tem função de destaque no controle da quantidade de água do organismo. Quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, manifestando a sede

A saliva tem a capacidade de lavar e repor a substancia mineral perdida. Só que este processo é lento ,levando em torno da 20 minutos.

Quanto mais viscosa a saliva maior a chance de formação de carie, pois a mucina facilita a formação da placa bacteriana.

A insalivação se dá por uma ação química de enzima ptialina que é um fermento de teor alcalino sobre os alimentos,transformando o amido em glicose.

A carie é uma doença causada por bactérias e pode ser transmitida de uma pessoa para outra, essas bactérias necessitam de encontrar condições favoráveis para se fixarem e se desenvolverem. Existem determinadas bactérias que produzem ácidosa partir dos alimentos que ingerimos, esses ácidos são capazes de dissolver tecidos duros (mineralizados) dos dentes, levando assim, a desmineralização. Se a ingestão for freqüente a produção de ácidos será maior do que a capacidade reparadora da saliva, ou seja, vai haver mais perda do que reposição de substância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com