TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Do Trabalho

Casos: Higiene Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  2.848 Visualizações

Página 1 de 2

Imagine um gestor de Rh de um hospital, onde alguns funcionários de um determinado setor queixam-se de estarem apresentando doenças ocupacionais. Quais medidas deveriam ser tomadas por esse gestor?

Atenção! Crie em sua mente um hospital e setor fictícios, e o que deveriam observar analisar e verificar para que possam realizar a atividade.

Importante, essa atividade não está solicitando sua opinião e, sim, a avaliação conforme a situação apresentada, logo deverá elencar os principais pontos e justificar de acordo com o conteúdo teórico. Para tanto, elabore, a seu critério, uma ficha descritiva que contenha as medidas adotadas.

Primeiramente o gestor da área deverá entrar em contato com o serviço ocupacional do seu hospital e solicitar que esses funcionários sejam avaliados pelo Médico do trabalho, após avaliação individual, caso seja detectada alguma doença potencialmente ocupacional, será necessário analisar a descrição de função deste profissional e verificar em loco como esta sendo executa a tarefa, verificar juntamente com a fisioterapeuta do trabalho, qual seria a melhor alternativa para a realização das tarefas destes funcionários, para que os mesmos possam realizar suas tarefas sem que ocasione a sobrecarga. Após todo esse processo, e caso seja confirmado que o trabalhador desenvolveu alguma doença ocupacional, o médico do trabalho deverá realizar a abertura de comunicado de acidente de trabalho e solicitar adequação no posto de trabalho, se caso não seja possível, deverá transferir o profissional de posto de trabalho e até mesmo de função, se necessário.

No caso do setor de Hemodinâmica, que são especializados para diagnósticos e tratamento das doenças cardiovasculares, os funcionários em questão apresentam dor lombar, devido à manipulação de pacientes diariamente, muito deles com excesso de peso, o que deveremos observar:

 Primeiramente a avaliação do posto de trabalho e rotina desses funcionários.

 Poderíamos solicitar a avaliação da Fisioterapeuta do hospital solicitando orientação sobre qual seria a melhor maneira que os funcionários poderiam manipular /transportar os pacientes.

 Reforçar que nenhuma atividade voltada à manipulação de pacientes deverá ser realizada sozinha (impossível passar um paciente de uma maca para a mesa cirúrgica sozinho, mas tudo bem), o paciente deverá ser transportado muitas vezes por quase quatro funcionários, evitando assim a sobrecarga na coluna lombar.

 Verificar se existe a possibilidade de solicitar a compra de um “Passante” (adorei esta idéia e vários hospitais utilizam).

PRANCHA COM SISTEMA DESLIZANTE E ROLANTE PARA TRANSFERÊNCIA DO PACIENTE DE UMA SUPERFÍCIE PARA OUTRA.

 Sugerir a pausa e alongamento durante o expediente de trabalho.

 Reforçar a importância do exame médico periódico, pois a partir daí o medico poderá acompanhar a vida laboral do funcionário.

 Rever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com