TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIGIENE, SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho Universitário: HIGIENE, SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  7.817 Palavras (32 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 32

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JUNDIAÍ

CENTRO PAULA SOUZA

A UTILIZAÇÃO DO CICLO PDCA NO GERENCIAMENTO DA MELHORIA CONTÍNUA

Alessandra Salete do Amaral - RA: 122837

Marcio Bernardes - RA: 122816

Paulo Roberto Costa - RA: 122815

Trabalho da disciplina de Fundamentos da Gestão da Qualidade do Curso de Tecnologia em Logística do Centro Paula Souza – FATEC Jundiaí, sob a orientação do Prof. Dimas Ozanam Calheiros.

Jundiaí

2013

RESUMO

Este trabalho procura apresentar o método de melhorias PDCA, também conhecido como ciclo PDCA, ferramenta utilizada pelas empresas para o gerenciamento da melhoria continua. O PDCA é composto por etapas, que em seu idioma de origem significa PLAN, DO, CHECK, ACT, que traduzido para o português será Planejar, Executar, Verificar e Concluir. Ao iniciarmos um trabalho de PDCA (etapa PLAN) devemos identificar o problema e reconhecer a sua importância, o que ele traz de ganhos se solucionado e que prejuízos se mantido se não for tomada nenhuma ação. Com o problema identificado, o mesmo deve ser examinado com o objetivo de identificar as causas do problema que serão analisadas através do diagrama de causa e efeito até chegar às causas fundamentais do problema, depois de identificadas as causas fundamentais, o próximo passo será a realização do plano de ação, concluindo assim a primeira etapa do PDCA, a etapa do PLAN. A próxima etapa do PDCA (etapa DO) será a execução das ações planejadas conforme o plano de ação, onde uma vez executado o plano de ação deve-se verificar (etapa Check) se as ações bloquearam o problema. Com as ações executadas e eficazes a próxima etapa (etapa ACT) é fazer uma análise de todo o trabalho, padronizando as melhores práticas para alcançar os resultados. Como exemplo de utilização do PDCA, ao final do trabalho será apresentado um estudo de sucesso na aplicação do ciclo PDCA.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. O METODO DE MELHORIAS PDCA

1.1. Módulo Plan (planejar)

1.1.1. Identificação do Problema

1.1.2. Estabelecer Meta

1.1.3. Análise de Fenômeno

1.1.4. Análise de Processo

1.1.5. Plano de Ação

1.2. Módulo Do (executar)

1.3. Módulo Check (verificar)

1.4. Módulo Act (atuar)

2. ESTUDO DE CASO

2.1. Apresentação

2.2. Identificação do Problema

2.3. Observação

2.4. Análise

2.5. Plano de Ação

2.6. Ação

2.7. Verificação

2.8. Padronização

2.9. Conclusões e Propostas futuras

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização da economia, a concorrência passou a ser global onde um produto ou serviço tem concorrentes em vários lugares do mundo. Com o aumento da competitividade as empresas são obrigadas a utilizar métodos e ferramentas que possam ser implementados por todos em direção à sobrevivência da empresa. Esses métodos devem ser aprendidos e praticados por todos na busca do aperfeiçoamento contínuo.

A qualidade deixou de ser um diferencial e tornou-se pré-requisito nos mais diversos setores da economia. A busca pela qualidade envolve todos os processos organizacionais e exige comprometimento de todos. O seu conceito evolui do controle localizado para a ação de garantia de qualidade quando se passa a entender que é fundamental ter qualidade desde a fase de implantação do projeto de um produto, passando pela qualidade dos fornecedores, matéria-prima, das equipes e dos diversos fluxos da organização. Incorporando principalmente a ideia da qualidade se ele não atende ao mercado.

Atualmente as empresas buscam atingir seus objetivos e metas, visando melhorar seu desempenho no mundo globalizado e cada vez mais competitivo. Para isso, ela deve adaptar-se às várias mudanças de mercado, o que acaba por exigir novas abordagens no seu sistema de gestão.

Essa busca por otimização de resultados econômicos e financeiros passa obrigatoriamente pela melhoria de todos os processos internos, visando dentre outras coisas, racionalização, agilidade e redução de custos. Diante disso, as técnicas de gerenciamento de processos que trabalham com esse objetivo ganharam muita força nas empresas brasileiras a partir do início dos anos 90, exigindo mais qualificação de seus colaboradores para trabalhar com essas ferramentas de gestão no dia a dia.

O ciclo PDCA surgiu dos conceitos da Teoria da Administração Científica de Taylor, datada de 1903 e da Teoria Clássica da Administração de Fayol, datada de 1916, onde Taylor privilegiava as tarefas de produção das empresas e Fayol privilegiava a estrutura da organização. As duas teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações, os quais devem ser implementados, segundo Juran (1998) e Deming (1990), de forma sequencial - no caso por meio de módulos - iniciando-se pela estruturação do processo, tornando-o mensurável e repetitivo.

Para Taylor (1995), a administração adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas por quatro princípios: Princípio de Planejamento (substituir a improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método); Princípio de Preparo (preparo da mão-de-obra e máquinas/equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com