TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficio da atividade fisica na hipertensao

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 4

BENEFICIOS DO EXERCICIO NA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

         

         

Florisvaldo Farias Nunes

Feira de Santana

2015

Curso:

Educação Física  - Bacharelado

Disciplina:

Anatomia Humana

Tutor:

Rosana Iara Carolli

RA:

1187190

Aluno (a):

Florisvaldo Farias Nunes

Turma:

DGEB1502FDSS1N

Unidade (s):

4ª Unidade

ATIVIDADE PRATICA

CONCEITO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL.

A hipertensão arterial é causada por aumento da pressão do sangue nas artérias, fazendo o coração se esforçar mais do que o normal para circular o sangue pelos vasos sanguíneos. Isso acontece quando as artérias tornam-se estreitas ou rígidas. O coração então bombear o sangue com maior força através do corpo contra a parede das artérias torna-se uma pressão alta ou hipertensão arterial.

A Hipertensão compromete a artéria que fica rígida com o tempo podendo romper ou entupir causando no coração o infarto ou insuficiência assim como os rins e cérebro com o derrame cerebral ou AVC. [1].

A doença de hipertensão é muito comum e traiçoeira. Pode ocorrer em qualquer indivíduo tanto adulto como crianças porem preferencialmente em idoso, pois tem a maior taxa de ocorrências [2].

A causa das doenças se da através de herança familiar, maus hábitos como fumar, não praticar atividade física, uso excessivo de sal, o estresse, obesidade e bebidas alcoólicas, influenciando a doença [3].

BENEFICIOS DO EXERCICIO FISICO NA PREVENÇÃO DA HIPERTESÃO ARTERIAL

Diante do agravante risco da hipertensão e suas causa, o sedentarismo é um dos fatores que aumenta a incidência. Indivíduos sedentários apresentam risco aproximado 30% maior de desenvolver hipertensão que os ativos [4].

Os exercícios físicos estão se associado a diversos benefícios orientados na forma correta, na duração e intensidade, pode ter um efeito importante. Uma única sessão de exercício físico prolongado de baixa ou moderada intensidade provoca queda prolongada na pressão arterial. (GALLO; CASTRO, 1997).

Em estudos feitos fica claro a prevenção e controle da hipertensão por meio de uma mudança saudável no cotidiano seja na alimentação, abdicar dos vícios alcoólicos e fumo assim como manter uma boa atividade física regular e assistida.

Em estudos feitos destaca-se o exercício aeróbico como um grande parceiro no combate a hipertensão. Essa atividade reduz a pressão arterial casual na clínica (-3,0/2,4 mmHg) (A) e a ambulatorial (-3,3/3,5 mmHg) (B), sendo o efeito hipotensor maior quanto maior for à pressão arterial inicial. [4].

As atividades aeróbicas como caminhada, ciclismo, natação, corridas entre outros praticados por 30 a 45 minutos diários com freqüência cardíaca entre 40% a 60% feito semanalmente tem bons efeitos na pressão arterial alta reduzindo os riscos em 30% (Véras-Silva AS, em 1997). Já atividade resistida (musculação) não tem muitos estudos que expliquem sua eficiência benéfica e nem maléfica.

Um dos poucos estudos feito por mulheres hipertensas entre 53 a 55 anos segue um protocolo de treinamento de força de 12 semanas, 3 vezes por semana, reduziu significativamente a pressão arterial sistêmica e mantiveram-se os níveis da pressão arterial diastólica, ocasionando importantes ajustes fisiológicos no sistema cardiovascular [5]. Com isso conclui que atividade de resistência feita poucas vezes e com 50% da freqüência resistida é uma boa recomendação. Porem é preciso mais estudo feito a modo de comprovar o treinamento resistido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com