TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Enfermagem

Exames: Historia Da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM

SEDE DA CRUZ VERMELHA NO BRASIL COMPLETA CEM ANOS

“Sede da Cruz Vermelha no Brasil completa cem anos” (História da Enfermagem – Revista de História 17/11/2008). O artigo de Fernando Porto e Tânia Cristina retrata que a profissionalização da profissão da enfermagem no Brasil ganha ênfase com o surgimento da CVB (Cruz Vermelha Brasileira). Os princípios utilizados pela CVB não se diferem muito dos exigidos desde a criação da profissão, como: humanidade, igualdade e outros. A instituição CVB ergue sua sede própria em decorrência de ter recebido um terreno do Governo Federal, dividindo o espaço com o Dispensário para Assistência Médica Gratuita e passa-se a formar enfermeiras voluntárias. Em virtude de algumas necessidades, criam o curso de enfermeiras profissionais, entretanto, os cuidados ainda eram praticados por profissionais sem formação. O diretor da escola era responsável por selecionar os requerimentos enviados por aquelas que tinham interesse em ingressar no curso, sendo exigidos alguns requisitos como: saber ler, escrever, desenvolver as quatro operações aritméticas dentre outros, com tudo isto, 36 mulheres foram matriculadas, mas, apenas 8 chegaram à se formar. Apesar da enfermagem ter evoluído em relação à práticas anteriores, ainda se fazia necessário transmitir à sociedade um ar de bondade, caridade, pureza e religiosidade.

Em tempos de guerra quem auxiliava os soldados feridos eram suas esposas, pois, fora o que a Revista da Semana retratava, portanto, não se sabe se a CVB enviou enfermeiras para a guerra. Com o surgimento da gripe espanhola após o término da I Guerra Mundial, a CVB se vê obrigada a transformar a instituição em hospital, utilizando a mão de obra das que ali cursavam a enfermagem, porém a calamidade trouxe alguns benefícios para a CVB, haja vista que, a partir daí fica evidenciado que a escola não formava apenas profissionais para cuidar de feridos pela guerra, mas, também capacitavam pessoas capazes de exercer os cuidados em tais situações. Após a instituição conseguir que o projeto para a construção do palácio da Cruz Vermelha Brasileira fosse aprovado, a CVB lança dentre algumas comemorações a campanha de captação de recursos financeiros por meio da loteria do centenário brasileiro, apelando à sociedade para conseguir concluir a obra do palácio.

Concluindo que havia um défice na literatura, Drº Getúlio dos Santos (1881-1928) lança um livro onde descreve como deveria ser uma enfermeira e de que forma deveria exercer suas atividades, também reconhece nas mulheres maiores qualidades para o exercício da profissão. Porém, a pioneira da enfermagem no Brasil foi Anna Nery, que mesmo sem ter formação profissional após ver seus filhos e sobrinhos partirem para guerra, decide aprender com as Irmãs de Caridade técnicas de como cuidar soldados feridos, transformando-se em voluntária nos campos de batalha, passando a ser conhecida como “Mãe do Brasileiros” e mais tarde recebe homenagens como a Escola de Enfermeiras Donna Anna Nery levar o seu nome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com